Seminário Prevenção e Cuidados na Dependência Química

Publicado em:  22/06/2018

A realidade demonstra que o aumento no consumo das substâncias psicoativas também resultou em aumento no número de doenças infectocontagiosas como sífilis, HIV, tuberculose e mais de 60 enfermidades, há pesquisas que citam mais de 200 (duzentas). Além disso, ao lado da majoração acentuada no número de usuários, colocam-se a expansão do número de suicídios e da distribuição e consumo abusivo de drogas. Como enfrentar essas situações e quais cuidados adotar em relação aos usuários/dependentes químicos e suas famílias? Essas e outras questões serão tratadas no Seminário Prevenção e Cuidados na Dependência Química, que será realizado no dia 23/06/2018, das 13h às 18h30min, na sede do Ministério Público do Paraná, situada na Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico, pelo CONESD – Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, em parceria com Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná e o Ministério Público.

O objetivo do evento é disponibilizar informações essenciais sobre prevenção às drogas ou, quando caracterizado o uso nocivo, quais cuidados devem ser tomados, como identificar os sintomas e onde procurar ajuda. Também será objeto de exposição e debate a nova regulamentação da saúde mental no Brasil. 

Dúvidas sobre porquê algumas pessoas usam drogas e não têm qualquer problema de saúde e outras sim; fatores de risco e proteção ao uso abusivo de substâncias psicoativas, dentre outras, serão respondidas por especialistas na área. A dependência pode estar na alimentação, nos remédios e em outras drogas lícitas (o álcool representa, no Brasil, a substância com o mais elevado grau de dependência, já alcançando número expressivo de crianças e adolescentes), e deve ser diagnosticada e tratada.

O Seminário integra as ações programadas em todo o Estado para o mês "Junho Paraná Sem Drogas", instituído pela Lei nº 19.121/2017, que alterou a Lei nº 14.072/2003, alusiva à Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - PREVIDA, realizada sempre na última semana do mês junho de cada ano, a contar do dia 26, consagrado pela ONU como Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

Evento idealizado para todas as pessoas. Porque drogadição não é um problema meu, é nosso, é de todos




<< Voltar