Suicídio certo

Suicídio certo

Publicado em:  17/07/2018

A atitude pode parecer extrema mas, para quem comete o suicídio, tirar a própria vida, é a solução para pôr fim a tanto sofrimento e angústia. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de suicídios no Brasil cresceu 12% entre 2011 e 2015 e já é a quarta causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos.

Segundo o Sistema Nacional de Mortalidade, em 2011 foram 10490 suicídios no país, já em 2015 esse número chegou a 11736, mas estima-se que esse número possa ser ainda maior, devido aos casos que não são notificados.

Os motivos são os mais variados, problemas emocionais, sociais, familiares, genéticos, culturais e o uso de substâncias químicas e principalmente, problemas psicológicos. Os homens ainda são as principais vítimas, mas as razões que levam alguém a cometer suicídio, podem afetar qualquer pessoa. Um mal silencioso, que do dia para a noite é capaz de transformar a realidade de toda uma família.

No Brasil, o suicídio é motivo de preocupação inclusive do Governo, que desenvolve várias políticas e estratégias de combate e prevenção desse mal. 

E, como é um problema de saúde pública, a XI Jornada Paranaense de Psiquiatria e o I Simpósio Internacional da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL - Apal Brasil não poderia deixar de discutir.

Durante o evento, o assunto será debatido pelo presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina, Doutor Antônio Geraldo da Silva, que vai fazer um panorama do tema e trazer informações para os profissionais que lidam com esse problema no dia a dia. 

Segundo o presidente da APAL - Brasil o suicídio ainda é um tabu e que, justamente por isso, precisa ser discutido por toda a sociedade. Isso inclui médicos, parentes e sociedade em geral.

Vamos juntos falar mais sobre isso?

Então, se inscreva já na XI Jornada Paranaense de Psiquiatria e no I Simpósio Internacional da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL Brasil que serão realizados em Foz do Iguaçu, nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2018, no Hotel Mabu Interludium. 



<< Voltar