Publicado em: 11/02/2017
A nova diretoria da APPSIQ definiu esta e outras metas em sua primeira reunião de trabalho realizada no dia 11 de fevereiro, ocasião em que foi feita a posse festiva
No último sábado, 11 de fevereiro, a nova diretoria da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) reuniu os sócios em um almoço na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, para realização de sua posse festiva. No ano em que a APPSIQ completa 50 anos de fundação, a entidade será presidida pelo experiente psiquiatra Osmar Ratzke, fundador e diretor geral da Clínica Heidelberg em Curitiba, e a nova diretoria executiva – que conta com renomados especialistas de várias regiões do estado – aposta na descentralização como principal ferramenta para desempenhar plenamente sua missão.
Reunião de planejamento
[caption id="attachment_2723" align="alignnone" width="300"]
Primeira reunião de diretores da APPSIQ gestão 2017-2019[/caption]
Antes do evento, os representantes estiveram reunidos em um encontro para alinhar discursos, planejar ações e definir metas. Após esta primeira reunião, os diretores saíram extremamente animados e dispostos a trabalhar. “Fiquei muito surpreso com as propostas e a motivação de todos. Vamos batalhar para que a APPSIQ consiga ter sucesso em todas as frentes de trabalho no campo social, acadêmico e político”, disse o vice-presidente da Capital, Marcelo Daudt Von Der Heyde, que também é professor de Psiquiatra da PUC-PR e preceptor da Residência Médica em Psiquiatra do HC/UFPR. “Saí com a esperança de que a APPSIQ volte ser representativa e retome a confiança dos associados para que sintam-se apoiados e representados na figura do Dr. Osmar e em tudo o que ele representa para a classe médica”, disse o vice-presidente da região central, Ladislao Obrzut Neto, que é delegado do CRM-PR pela Delegacia Regional de Ponta Grossa e há 35 anos atua na Santa Casa de Irati.
Empolgado, orgulhoso e apreensivo em fazer um bom trabalho, o vice-presidente da região noroeste, Felipe Pinheiro de Figueiredo, acredita no aumento da união entre os colegas. “Isso vai permitir uma maior mobilização por um bem comum: uma Psiquiatria de qualidade”, afirmou o psiquiatra na Essentia Clínica de Psiquiatria em Maringá, médico do Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS-i) da prefeitura municipal de Maringá, coordenador do Internato em psiquiatria do curso de Medicina da UniCesumar e docente do curso de psiquiatria da UniCesumar e da UNINGÁ. “Me sinto motivado e sei que temos condições de cumprir nossas principais metas, que são a ampliação do impacto da associação no cotidiano do psiquiatra paranaense e a educação da população sobre saúde mental. Conseguiremos esses objetivos levando atividades científicas aos diversos setores do Estado, além de eventos de foco em saúde pública. Promoveremos também um vínculo benéfico com a ABP, como auxílio para enriquecer as ações no Paraná”, completa o psiquiatra especialista em dependência química e preceptor da residência em psiquiatria de São José dos Pinhais, Ricardo Manzochi Assmé, atual secretário da APPSIQ.
“Após esta primeira reunião tivemos a certeza de que estamos no caminho certo, pudemos avançar e planejar importantes ações voltadas a todas as regiões do estado, com o pensamento voltado a resgatar o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)”, falou Júlio César Nogueira Dutra, vice-presidente da região norte. “Nossa expectativa é que esta diretoria trabalhe decentralizando as ações valorizando o psiquiatra do interior do estado, e que consiga implantar um novo ritmo de atividades voltadas à comunidade e aos psiquiatras paranaenses”, completou. “Teremos prazeirosos trabalhos a serem desenvolvidos: precisamos resgatar a essência de nossa entidade, romper barreiras para com o associado, fazer da APPSIQ a sua casa”, afirmou José Renato da Frota Uchôa Júnior, vice-presidente da região sudoeste. Para ele, as mudanças vêm primeiramente com medidas descentralizadoras, promovendo e apoiando eventos científicos em todas as regiões do Paraná. Tais eventos ganharão credibilidade maior com o aval da ABP, acreditação e pontuação. “Minhas expectativas frente à APPSIQ são as melhores possíveis, mas conto com o apoio e a confiança de todos os psiquiatras e aspirantes para discutir ideias e unir forças para engrandecer a nossa Associação Paranaense de Psiquiatria”, concluiu o médico, que possui clínica na cidade de Cascavel (PR) e atua na Penitenciária de Segurança Máxima Federal de Catanduvas.
“É a primeira vez que faço parte da diretoria aqui no Paraná. Percebo uma equipe motivada e envolvida no crescimento da Psiquiatria Paranaense. Inúmeras atividades para o aprimoramento científico dos profissionais e junto à comunidade estão sendo planejadas para este triênio. Acredito que estamos indo no caminho certo!”, afirmou o atual tesoureiro adjunto, Glauber Higa Kaio, Mestre em Transtornos Alimentares, que atua junto à equipe de Cirurgia Bariátrica no Hospital de Clínicas da UFPR.
Posse Festiva
Antes do almoço, o psiquiatra André Rotta Burkiewicz, que esteve à frente da entidade nos últimos anos, deu boas vindas a todos e falou sobre as ações realizadas em prol da classe médica em sua gestão, ressaltando os eventos científicos.
Em seu discurso de posse, Osmar Ratzke contou um pouco da sua trajetória relacionada a APPSIQ, desde que começou a fazer parte da entidade um ano após a sua fundação. “A minha relação com a APPSIQ, além de histórica, é afetiva. Eu gosto muito da psiquiatria. É, sem dúvida, a especialidade mais humana da Medicina”, afirmou.
[caption id="attachment_2724" align="alignnone" width="300"]
Dr. André Rotta Burkiewicz, ex-presidente da APPSIQ, discursa na abertura do almoço festivo[/caption]
[caption id="attachment_2725" align="alignnone" width="300"]
Dr. Osmar Ratzke fala sobre sua motivação para estar à frente da APPSIQ pelos próximos três anos[/caption]
O experiente psiquiatra fez questão ainda de agradecer ao ex-presidente e a todos que conduziram a entidade até hoje, no ano em que a APPSIQ completa 50 anos de fundação. “No ano do Jubileu da Associação, temos muitas metas a realizar”, pontuou, apresentando as pretensões do corpo diretor.
“Nós queremos congregar e representar os psiquiatras do Paraná na defesa da boa prática profissional. Para isso, escolhemos representantes ativos e engajados que atuam em regiões estratégicas do interior do Estado para compor a diretoria. Queremos que os vice-presidentes trabalhem com autonomia para que a nossa entidade possa ajudar os psiquiatras a exercerem a profissão com dignidade”, explicou.
Uma das metas é trabalhar em conjunto com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para oferecer suporte aos associados da federada. Com isso, os eventos científicos voltam a ser acreditados e os especialistas que participarem das Jornadas, que este ano devem acontecer em Maringá e Londrina, poderão pontuar para certificação.
Além disso, a nova diretoria quer oferecer informação e educação de qualidade para a comunidade, e também pretende influenciar as políticas de saúde mental. “Precisamos garantir uma assistência psiquiátrica ampla, ágil e de alta qualidade técnico-científica às pessoas com transtornos mentais e seus familiares”, resumiu.
[caption id="attachment_2726" align="alignnone" width="300"]
Dr. Osmar Ratzke é o novo presidente da APPSIQ[/caption]
[caption id="attachment_2727" align="alignnone" width="300"]
Da esq. p/ dir., Dr. José Renato da Frota Uchôa Júnior (vice-presidente da região sudoeste), Dr. Marcelo Daudt Von Der Heyde (vice-presidente da Capital), Dr. Júlio César Nogueira Dutra (vice-presidente da região norte), Dr. Felipe Pinheiro de Figueiredo (vice-presidente da região noroeste), Dr. Osmar Ratzke (presidente), Dr. Ricardo Assmé (secretário), Dr. Carlos Kayamori (tesoureiro) e Dr. Glauber Higa Kaio (tesoureiro adjunto).[/caption]
Confira a diretoria executiva da APPSIQ Triênio 2017-2019
Dr. Osmar Ratzke, Presidente
Dr. Marcelo Daudt Von Der Heyde, Vice Presidente – Capital
Dr. Ladislao Obrzut Neto, Vice Presidente – Centro
Dr. José Renato da Frota Uchôa Júnior, Vice Presidente – Sudoeste
Dr. Felipe Pinheiro de Figueiredo, Vice Presidente – Noroeste
Dr. Júlio César Nogueira Dutra, Vice Presidente – Norte
Dr. Ricardo Manzochi Assmé, Diretor Secretário
Dra. Kelly Juliane Silva dos Santos, Diretor Secretária Adjunta
Dr. Carlos Henrique Kayamori, Diretor Tesoureiro
Dr. Glauber Higa Kaio, Diretor Tesoureiro Adjunto
Conselho Fiscal
Dr. Alexandre Karam Joaquim Mousffi (efetivo)
Dr. André Rotta Burkiewicz (efetivo)
Dr. Dirceu Zorzetto Filho (efetivo)
Dr. Carlos Augusto Maranhão de Loyola (suplente)
Dra. Neuza Maria Paquete Muniz (suplente)