Publicado em: 07/04/2008
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, apoiou hoje a reclassificação da maconha como uma droga mais perigosa, uma medida que busca reverter a classificação dada pelo governo do ex-premier Tony Blair.
Brown indicou que irá pressionar para que a maconha seja classificada como uma droga de "classe B" ao invés de uma de "classe C".
A maconha havia sido classificada como menos perigosa pelo governo de Blair, uma medida que possibilitou os jovens e adolescentes a consumirem mais a droga.
Brown, no entanto, após assumir como primeiro-ministro em junho passado, ordenou uma revisão formal para reclassificar a maconha, logo após alertas de cientistas e médicos especializados.
"Acredito que se enviamos aos mais jovens e adolescentes o sinal de que a maconha e aceitável, isto será incorreto", explicou o chefe do governo.
"Levando em conta como mudou a maconha que entra no país nos últimos anos e o perigo de seu consumo, existem cada vez mais justificativas para considerar essa droga não apenas como ilegal, mas também como inaceitável", acrescentou.
As drogas "classe C" incluem esteróides e alguns antidepressivos.
A posse de drogas "classe C" pode lavar a até dois anos de prisão, no entanto, na prática, raramente uma pessoa achada com poucas quantidades de tais drogas é sentenciada.
As drogas "classe B" são muito mais perigosas, e incluem anfetaminas. As pessoas pegas com tais drogas podem ser sentenciadas a até cinco anos de prisão, além de ter de pagar uma multa.