Publicado em: 23/04/2008
No dia 10 de abril, a Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB reuniu-se na sede da entidade para, entre outros temas, definir proposta de diretrizes sobre o tema.
O coordenador do Programa Diretrizes, Wanderley Bernardo, apresentou o passo-a-passo a ser seguido para elaborar uma diretriz, desde as perguntas a serem construídas e como consultar as bases científicas.
"Atualmente temos quatro consensos sobre como tratar o tabagismo. Reunindo todas as especialidades envolvidas no tema, pretendemos unificar o documento para que todos os profissionais se capacitem e adotem o mesmo protocolo", disse Antonio Pedro Mirra, coordenador da Comissão.
Além dos membros titulares da Comissão, estavam presentes neste encontro representantes das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, Cancerologia, Cardiologia, Pediatria, Pneumologia e Tisiologia, Psiquiatria e Anestesiologia.
Outro tema discutido foi a possibilidade da inclusão da consulta diferenciada para o tratamento do tabagismo na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). A proposta será enviada à câmara técnica responsável.
Os presentes também conversaram sobre o apoio ao aperfeiçoamento da Lei 9294/1996, de forma a proibir o fumo em ambientes fechados, e sobre o relatório preliminar em relação ao Fórum de Sensibilização dos Direitos das Escolas Médicas ao Tema Tabagismo e sua inclusão curricular.
Participaram ainda da reunião José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB, Arthur Guerra, da Faculdade de Medicina da USP, e Luiz Carlos Corrêa da Silva, da AMRIGS.