Café da manhã com residentes da UFPR

Publicado em:  14/06/2008

  

Contar a história da Psiquiatria no Paraná, apontando as mudanças e os avanços da saúde mental em nosso Estado, apresentando a Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP) como uma das formas de acabar com o estigma que há em torno da especialidade. Este foi o objetivo do café da manhã de boas-vindas a médicos residentes, realizado no dia 13 de junho pela Diretoria da SPP no ambulatório de Saúde Mental da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A atividade reuniu aproximadamente 20 residentes e professores da Disciplina de Psiquiatria da UFPR. O bate-papo informal, que será estendido a todos os residentes na especialidade, tem como objetivo apresentar a Federada da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) no Paraná e fomentar nos jovens especialistas o desejo de ingressar na entidade. A próxima etapa ocorrerá na Clínica Heidelberg, em 27 de junho.

Na ocasião, o presidente da Sociedade, Marco Antonio Bessa, afirmou que os médicos estão recebendo formação na especialidade em um bom momento. "Atualmente a psiquiatria tem se desenvolvido muito e também tem sido melhor reconhecida que em outros tempos", afirma. Citando o exemplo da Associação Psiquiátrica Americana (APA), que é mundialmente reconhecida por suas publicações sobre critério e diagnóstico, Bessa diz que uma das formas de diminuir o preconceito que existe em torno da especialidade é o fortalecimento das entidades de classe. "No Brasil temos a ABP, que é a entidade representativa dos psiquiatras no país", afirma. Após dar boas-vindas aos residentes, convidou-os para associarem-se gratuitamente a SPP e apresentou as inúmeras vantagens, são elas: receber as publicações da ABP, como a Revista Brasileira de Psiquiatria – RBP; ter desconto na inscrição para o Congresso Brasileiro de Psiquiatria e ter o direito de participar do Programa de Educação Continuada - PEC e outras atividades on-line que contemplam, dentre outras ações, a defesa do exercício profissional e o compromisso com a atualização profissional dos psiquiatras.

Na seqüência, o Secretário Regional Sul da ABP, Osmar Ratzke, apresentou uma das principais atividades desenvolvidas pela ABP: o Congresso Brasileiro de Psiquiatria. "Este é considerado o terceiro maior do mundo da especialidade em termos de participantes e produção científica", afirma. No Paraná foi realizado duas vezes – em 1986 e 2006 – e a expectativa é que Curitiba abrigue uma próxima edição em anos vindouros. "Reunindo cerca de 5 mil associados brasileiros, a ABP aprofunda conhecimentos por meio da promoção de atividades científicas com discussões mais abrangentes de assuntos contemporâneos, que na Universidade não há tempo de discutir", explica.

Fundada em 23 de junho de 1967, a Sociedade Paranaense de Psiquiatria, que na época contava com 25 sócios, possui hoje cerca de 270. Para comemorar os 41 da instituição, a atual diretoria realizará um almoço festivo, a ser realizado no dia 6 de julho de 2008 (domingo), a partir das 12h30, na Sede Campestre da AMP.

 


TAGS


<< Voltar