Publicado em: 18/06/2008
Evento organizado pela ABP aconteceu no último fim de semana em Belo Horizonte
A sede da Associação Médica de Minas Gerais acolheu, entre os dias 11 e 14 de junho, os cerca de 400 profissionais que participaram da VI Jornada Sudeste de Psiquiatria, organizada pela ABP em parceria com suas federadas da região. O tema central do evento, "Diretrizes para a Assistência Psiquiátrica", foi discutido em três eixos principais: "a formação do psiquiatra: ciência e ética", "a reforma e seus impasses" e "psiquiatria e cidadania".

Cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Associação Médica de Minas Gerais
Na cerimônia de abertura das atividades, o presidente da ABP, João Alberto Carvalho, ressaltou o trabalho das federadas que organizaram o evento. "Este trabalho conjunto vai ao encontro de um dos motes desta diretoria, que é a gestão participativa. É um dos reflexos da abertura do diálogo junto aos associados e às federadas da ABP", afirmou.
Após o evento, a secretária regional da ABP, Gilda Paoliello, que presidiu a Comissão Organizadora da Jornada, se mostrou satisfeita. "Acho que ultrapassou nossas expectativas. A participação dos colegas de outros Estados e do interior de Minas Gerais, com vontade de debater os temas políticos e científicos, foi importante. A realização de atividades simultâneas também foi interessante, pois quando a pessoa elegia um tema, tinha maior proximidade com outros interessados. Isso aconteceu também com a diretoria da ABP", declarou.
Para aprofundar as discussões sobre os eixos temáticos, foram realizadas mesas que abordaram os três subtemas da Jornada. Na manhã do segundo dia de evento, a psiquiatra Sandra Carvalhais, presidente da Comissão Científica, coordenou o debate sobre "A formação do psiquiatra: ciência e ética", que teve participação de Paulo Zimmermann (RS), Mauricio Rezende (MG) e Eduardo Gastelumendi (Peru).
A segunda Mesa Eixo foi realizada no dia 13 de junho, com participação do presidente da ABP, João Alberto Carvalho, do coordenador de saúde mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado e dos psiquiatras Fernando Ramos e Gilda Paoliello. No mesmo dia, a ABP recebeu o convite oficial para participar do I Seminário Nacional de Saúde Mental nas Grandes Cidades, que acontecerá nos dias 17 e 18 de junho, em Campinas (SP). No último dia de evento, a atividade que debateu "Psiquiatria e Cidadania" foi coordenada pelo 2º tesoureiro da ABP, Helio Lauar, e teve apresentação dos relatores Francisco Barreto, Miguel Chalub e Francisco Goyatá.
Gilda destacou as discussões políticas que aconteceram durante a Jornada. "Os coordenadores de Saúde Mental de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estiveram no evento. Foi uma boa oportunidade para os participantes trocarem informações com os gestores", explicou.
Para o presidente da ABP, o evento atingiu seus objetivos. "Creio que, durante a Jornada, avançamos bastante nas discussões acerca da assistência em saúde mental e tivemos boas oportunidades para atualização profissional, com alguns dos principais especialistas do país", concluiu João Alberto.