Publicado em: 08/07/2008
No ano em que a SPP completa 41 anos, a entidade promoveu uma grande confraternização na sede campestre da AMP para unir e aproximar os sócios.

Mais de 80 pessoas – entre sócios, autoridades, familiares e colegas – estiveram reunidas na tarde do último domingo (6), na sede campestra da AMP, para comemorar o 41.º aniversário de fundação da Sociedade Paranaense de Psiquiatria. Em meio aos origamis que enfeitavam o ambiente descontraído do almoço, o 1.º Tesoureiro da SPP, Carlos Kayamori, anunciava uma homenagem especial aos psiquiatras japoneses: "no ano em que a SPP completa 41 anos, a entidade une-se aos festejos comemorativos do centenário da imigração japonesa no Brasil". Na seqüência, convidou o Dr. Sergio Seishim Kaio para receber uma homenagem especial da SPP em nome de todos os psiquiatras japoneses do Paraná.

Em discurso emocionado, Sérgio Kaio fala da saga japonesa em busca de algo melhor e de sua honra em receber esta homenagem. "No Japão a terra treme embaixo dos pés. Acho que é esta a ansiedade que me fez psiquiatra: compreender o fenômeno mental, a força interior que vibra, treme em nós, para poder tentar organizar nossas vidas de forma mais adequada, mesmo com os tremores internos", diz.
Todos puderam assistir ainda, no jardim, a apresentação do Grupo de Dança Watanaba, com sua moderna coreografia Hyaku Nen no Yume, como parte dos festejos dos 41 anos da SPP.

Em homenagem emocionada, o vice-presidente da SPP, Hamilton Grabowski, entregou diploma de honra ao mérito ao Octávio Augusto da Silveira, primeiro psiquiatra paranaense que se inscreveu no Conselho de Medicina como especialista. Parafraseando um professor de clínica médica do Rio Grande do Sul, Pita Ribeiro, Dr. Octavio inicia seu discurso de agradecimento dizendo que "existem palavras de todos os dias, mas existem palavras para certos dias. E este é o dia em que estou alegre, pois me faz lembrar da época da fundação da SPP", afirma, citando vários nomes de colegas que junto consigo foram fundadores que, como ele diz, "plantaram a semente que nós estamos colhendo hoje".

Na seqüência, o tesoureiro geral, Roberto Ratzke, entrega a seu pai, Osmar Ratzke, ex-presidente da SPP e secretário Regional Sul da ABP. "Perdi completamente minhas funções cognitivas neste momento. Sou só emoção. Quero agradecer esta homenagem e aproveitar para parabenizar a atual Diretoria da SPP, que está tendo um cartaz muito grande junto à ABP, que nos considera uma das federadas mais importantes, mais atuantes – prova disso é que somos chamados a reuniões e discussões", afirma. Na oportunidade, convidou os psiquiatras a comparecer ao CBP que será em outubro, em Brasília. "Homenageando a estes psiquiatras, homenageamos todos os fundadores da SPP", finaliza o atual presidente da SPP, Marco Antonio Bessa.

Participaram do evento, ainda, o presidente do CRM-PR, Gerson Zafalon Martins, e o vice-presidente, Miguel Ibraim Hanna Abboud Sobrinho. Gerson avaliou a iniciativa da SPP como positiva e aproveitou para registrar sua consideração e estima pelos médicos psiquiatras, agradecendo imensamente ao convite. "Sinto-me muito feliz em estar presente neste momento, que é um marco na história da Psiquiatria paranaense", diz.

Durante o almoço, os sócios e demais convidados puderam assistir a um vídeo com imagens que retratam um pouco da história da entidade, receberam um kit contendo informativo da SPP - edição especial comemorativa ao 41.º ano da entidade e folhetos da ABP. Foram contabilizados cerca de 100 ideogramas feitos ao sócios pelo Sr. Noboru Horiuchi e sua esposa, Kazuko Horiuchi, que trouxe suas dobraduras à festa.