Publicado em: 11/07/2008
Importância da vida associativa e da diminuição do estigma que existe entre os psiquiatras foram alguns dos assuntos tratados hoje (11) no Hospital N. S.ª da Luz
Nesta sexta-feira (11) 19 residentes e especializandos do Hospital Nossa Senhora da Luz / PUC-PR participaram do café da manhã de boas-vindas organizado pela Diretoria Executiva da SPP. "Nosso principal objetivo, enquanto entidade, é aproximar os sócios, os psiquiatras do Paraná. Por isso, estamos realizando estas atividades descentralizadas", afirma o presidente da SPP, Marco Antonio Bessa, referindo-se ao café da manhã.
Acompanhado do 1.º Secretário da entidade, Sivan Mauer, Bessa apresentou aos jovens médicos o que, em sua opinião, é a atual dificuldade brasileira em relação ao atendimento médico: "o nosso trabalho tem sido desvalorizado não só financeiramente, mas também politicamente". Por este motivo, acredita que os psiquiatras devem unir forças na luta pela valorização da especialidade no Estado, a fim de garantir a defesa do exercício ético-profissional e o compromisso com a atualização dos psiquiatras.
Na ocasião, participaram ainda o Diretor do hospital, o médico psiquiatra Dagoberto Hungria Requião, e parte da equipe. Para o diretor do hospital, "o homem não pode ser uma ilha". Ele acredita que a vida associativa tem de fazer parte da vida dos médicos, especialmente a dos psiquiatras, que, em sua opinião, são muito estigmatizados.
Na oportunidade, a Diretoria da SPP aproveitou para divulgar as atividades que está realizando e pretende realizar, são elas: II Fórum Paranaense sobre Saúde Mental, evento do Departamento de Neurociências, Congresso Brasileiro de Psiquiatria, etc. Contou ainda que, filiando-se a SPP, os novos médicos podem ter acesso gratuito à Revista da ABP, uma das melhores publicações nacionais a respeito da profissão, e colocou os sites da ABP e da SPP à disposição.
Próximas edições
No dia 16 de julho, a Diretoria Executiva da SPP estará reunida com os colegas psiquiatras do Hospital Bom Retiro. A atividade ocorre às 20h nas dependências do hospital, na rua Nilo Peçanha, 1552 - São Francisco.
Edições anteriores