Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental

Publicado em:  16/07/2008

As Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC) vem tendo uma ampla utilização no tratamento de transtornos mentais. A sua eficácia foi comprovada nas depressões, transtornos de ansiedade (pânico, fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo), dependências químicas (álcool e drogas) e transtornos alimentares. Além disso, é estudada sua eficácia também nos transtornos delirantes, no transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de personalidade, problemas familiares e de casais, entre outros.

Por ser uma modalidade de tratamento relativamente pouco conhecida entre psiquiatras e psicólogos, a Sociedade Paranaense de Psiquiatria, que busca ser referência em educação médica psiquiátrica, decidiu promover o Curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental a psiquiatras e psicólogos. A atividade, que teve início em março de 2007, conta hoje com 45 participantes. O objetivo do curso é promover educação especializada em nível de pós-graduação na modalidade presencial, habilitando estes profissionais a utilizar a terapia nas situações e transtornos nos quais é efetiva, tornando-a desta forma disponível à população.

A próxima etapa ocorre nos dias 25 e 26 de julho e tem como tema "Terapia Racional Emotiva Comportamental (TREC)", com aulas ministradas pelo psicólogo Bernard Pimentel Rangé, mestre em Psicologia Teórico Experimental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente, Rangé é membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, revisor de periódico do Jornal Brasileiro de Psiquiatria, da Revista Brasileira de Psiquiatria - São Paulo e de outros periódicos.

As aulas ocorrem às sextas-feiras, das 18 às 22h, e aos sábados, das 8 às 18h, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba (PR). Vale ressaltar que não há mais vagas para inscrições para os próximos módulos. Para 2009, a Diretoria pretende lançar uma nova turma. Confira abaixo a programação até o final do ano.

 

AGOSTO

29 e 30 de agosto

Transtorno Bipolar e Transtornos Psicóticos e Supervisão Coletiva (3)

Paulo Knapp é psiquiatra formado pela Universidade Católica de Pelotas, com mestrado e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

SETEMBRO

26 e 27 de setembro

Casais, famílias

Adriana Selene Zanonato é psicóloga, terapeuta de casais e famílias, professora e supervisora do Curso de Formação em Terapia Familiar e de Casais do Instituto da Família de Porto Alegre – INFAPA.

 

OUTUBRO

24 e 25 de outubro

Supervisão Coletiva de casos apresentados pelos alunos (4)

Paulo Knapp é psiquiatra formado pela Universidade Católica de Pelotas, com mestrado e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

NOVEMBRO

07 e 08 novembro

Metodologia Científica, Epistemologia, Técnicas de Monografia e Supervisão coletiva da monografia

 

28 e 29 de novembro

Supervisão coletiva da monografia

 

DEZEMBRO

12 e 13 de dezembro

Supervisão Final de Casos (5) e Formatura

Paulo Knapp é psiquiatra formado pela Universidade Católica de Pelotas, com mestrado e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


TAGS


<< Voltar