Palestra debate memória e aprendizado

Publicado em:  02/08/2008

Na oportunidade, Dr. Carlos Harmath apresentou dados recentes de pesquisas que tratam da interação de hormônios e neurotransmissores.

Aproximadamente 12 médicos, psicólogos e profissionais da área da saúde estiveram reunidos neste sábado (2/8), na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná, em Curitiba, para assistir à palestra "Memória e aprendizado: Evolução da Memória. Circuitos neurais e a biologia molecular da memória". O tema foi ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Antonio Cardoso Harmath, especialista em neurologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em neurofisiologia da USP.

Na oportunidade, Dr. Carlos Harmath apresentou dados recentes de pesquisas em neurobiologia, que tratam da interação de hormônios e neurotransmissores na modulação do acúmulo de dados na memória. Além disso, abordou os tipos de memória e a evoluação do aprendizado. Para ele, o processo de aprendizagem só é eficaz devido à memória. "E ambos são processos plástico-neurais, que também sofrem influência da experiência", afirma.

 

Prestigiaram a atividade, organizada pelo Departamento de Neurociências da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, o presidente do CRMPR, Gerson Zafalon Martins, a psiquiatria Neude Guzi e o biólogo e docente do Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná, Prof. Dr. João Carlos Magalhães. Este disse sentir-se motivado a participar da palestra pela qualidade do palestrante e temática. "Além disso, acho fundamental o caráter interdisciplinar proposto pela Sociedade de Psiquiatria, disseminando conhecimentos e novas descobertas diagnósticas e terapêuticas", afirma. Para o presidente do Conselho de Medicina, que cedeu o espaço, "eventos que promovam a atualização científica gratuita para médicos serão sempre bem-vindos à Casa do Médico".

Esta é a 3.ª reunião científica realizada pelo Departamento, inaugurado em abril deste ano, com a palestra sobre Psicologia evolutiva. A última atividade do Departamento havia sido realizada em 10 de maio e também contou com a participação do analista junguiano, Dr. Carlos Harmath, que abordou o tema "Avanços da neurociência e suas relações com a psicologia e a psiquiatria". Ainda não foi definido tema e data da próxima reunião.


TAGS


<< Voltar