SPP e CRM publicam nota no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Publicado em:  29/08/2008

 

NOTA OFICIAL

Dia Nacional de Combate ao Fumo: ALERTA PARA A VIDA

 

Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Conselho Regional de Medicina do Paraná - com respaldo da Comissão de Saúde do Médico e da Câmara Técnica de Controle de Tabagismo - e a Sociedade Paranaense de Psiquiatria vêm reforçar o alerta à população sobre os males causados pelo cigarro e, ao mesmo tempo, solidarizar-se com todas as iniciativas individuais ou coletivas que se voltam à prevenção e a proteção da saúde, em especial o estímulo para propagar as áreas livres do tabaco.  

O tabagismo é responsável por mais de 50 diferentes doenças e está entre as principais causas de morte no mundo. A fumaça do cigarro reúne perto de 5 mil substâncias consideradas danosas ao organismo e a nicotina causa dependência química. Além disso, a exposição à fumaça do cigarro é a terceira causa de morte evitável mais freqüente, perdendo apenas para o tabagismo ativo e para o consumo excessivo de álcool. A exposição à fumaça alheia é responsável pelo surgimento de doenças cardíacas e respiratórias e cânceres. Prevê a Organização Mundial de Saúde que, se não houver programas eficientes para a diminuição do consumo, chegaremos a 2025 com cerca de 11 milhões de mortes por ano provocadas pelo tabaco.

A conscientização é o primeiro e mais importante passo para se vencer esse desafio. E, neste propósito, devem se fazer presentes o médico e os demais profissionais de saúde, orientando e dando o devido exemplo. O tabagismo é uma doença e, como tal, passível de tratamento eficaz com especialistas. Não fumar é mais que uma atitude, é uma lição de VIDA.

 

Conselho Regional de Medicina do Paraná                      

Sociedade Paranaense de Psiquiatria

 

Curitiba, 29 de agosto de 2008.

 

 


TAGS


<< Voltar