Publicado em: 15/10/2008
O XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria supera a média de público estimada nos eventos e serve para aquecer o setor econômico. É o que garante a diretora executiva do Brasília Convention & Visitors Bureau, Jackeyline Mapurunga. Para ela, o CBP destaca-se pelo porte e importância para a comunidade psiquiátrica. “O congresso tem uma expectativa de reunir 6 mil participantes e movimentar mais de R$ 4 milhões na economia local”, afirma. Esses dados consolidam o Congresso como o terceiro maior evento de psiquiatria do mundo e o maior da América Latina.
Brasília não se limita à Esplanada dos Ministérios, à Praça dos Três Poderes e ao Itamaraty. O aspecto político, somado à recente expansão da economia local, faz com que o turismo na cidade seja o sétimo maior do país em movimentação financeira, recebendo até R$ 2,5 bilhões por ano. Grande parte desse dinheiro chega à capital graças ao turismo de negócios.
Estima-se que 70% das cerca de um milhão de pessoas que vêm anualmente ao Distrito Federal fazem a visita por motivos de negócios. Para o Brasília Convention & Visitors Bureau, instituição de incentivo ao turismo local que apóia o XXVI CBP, um dos grandes atrativos ao turismo de negócios local são os eventos. Segundo dados da entidade, os congressos nacionais e internacionais realizados no DF reúnem, em média, 3,5 mil participantes em cada edição.
Outro destaque brasiliense é o desenvolvimento humano. Atualmente, o DF conta com o maior PIB per capita do país e lidera a lista nacional do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com indicadores comparáveis a alguns dos países mais desenvolvidos do mundo, Brasília está pronta para proporcionar aos participantes do Congresso uma visita tranqüila e inesquecível.
Próximo CBP
Durante a Assembléia dos Delegados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realizada ontem (14), ficou definido que Rio de Janeiro irá sediar o Congresso Brasileiro de 2011. Curitiba era uma das candidatas.