Publicado em: 16/10/2008
Residentes e recém-formados participam de iniciativa inédita
Pela primeira vez, a ABP realiza no seu congresso nacional o Programa de Desenvolvimento Profissional para Psiquiatras em Formação. A atividade foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira.
O coordenador do projeto, Luiz Alberto Hetem, destacou a iniciativa, cuja meta é propiciar aos novos profissionais a vivência da especialidade e a participação em um evento da magnitude do Congresso Brasileiro de Psiquiatria. "É uma oportunidade de interferir, acrescentar e contribuir para o conhecimento dos psiquiatrias mais jovens, além de aproximá-los das principais dificuldades dos casos clínicos psiquiátricos", afirmou o vice-presidente da Associação.

Após a inscrição, os residentes e médicos recém-formados foram avaliados por membros da ABP e pelos seus preceptores. "No ano passado, tentei ir a Porto Alegre para participar do Congresso, mas não consegui. Este ano, por meio deste ótimo programa, tenho a chance de participar do CBP", conta o residente de psiquiatria em Salvador, Ticiano Pereira, um dos 15 médicos selecionados.
Devido à carência de formação nas residências de diversas regiões brasileiras, o programa beneficia jovens psiquiatras dos seguintes Estados: Pará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Programação - Todos os participantes possuem uma agenda exclusiva no Congresso, que será acompanhada pelos seus preceptores. "Tivemos o cuidado de selecionar atividades específicas para que o aproveitamento seja o melhor possível para cada médico", concluiu Hetem.
A Associação patrocinou a inscrição, passagem aérea e hospedagem dos 15 médicos para o evento. Além do Programa Psiquiatra em Formação, a ABP formou o Conselho de Jovens Psiquiatras, criado especialmente para o XXVI CBP.