Publicado em: 20/10/2008
Em parceria com a Associação de Terapias Cognitivas do Paraná, a Sociedade Paranaense de Psiquiatria promove no dia 28 de novembro uma mesa-redonda com o tema "AS TERAPIAS COGNITIVAS: A DIVERSIDADE DO ENFOQUE".
Atualmente as Terapias Cognitivas têm sido muito utilizadas para tratar os transtornos mentais como depressão, pânico, ansiedade, estresse, dependência de drogas e transtornos do controle do impulso. O foco deste trabalho está em identificar e corrigir padrões de pensamento conscientes e inconscientes e a elaboração é feita junto com o paciente, no sentido de identificar as distorções de pensamento que lhe causam sofrimento emocional. A terapia cognitiva baseia-se na premissa de que a inter-relação entre cognição, emoção e pensamento está implicada no funcionamento do ser humano. Os dados relevantes do paciente permitem a identificação de crenças nucleares a respeito de si mesmo e dos outros, que geram pensamentos automáticos e estratégias compensatórias.
Para tratar deste assunto, a Sociedade Paranaense de Psiquiatria, em parceria com a Associação de Terapias Cognitivas do Paraná, promoverá no dia 28 de novembro uma mesa-redonda com o tema "AS TERAPIAS COGNITIVAS: A DIVERSIDADE DO ENFOQUE". A atividade será realizada na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, e tem como objetivo demonstrar a diversidade dentro do enfoque cognitivo, isto é, que a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) consegue, sem perder sua idéia central, sua essência, acolher maneiras novas de pensar e trabalhar os pacientes.
Temas abordados:
DEPENDÊNCIA DE INTERNET
Dentre os chamados Transtornos do Controle dos Impulsos surge hoje a Dependência de Internet. Juntamente com o Jogo Patológico, Compras Compulsivas e outras dependências, a Dependência de Internet constitui uma entidade emergente e cada vez mais importante em nossa prática diária.
O Cristiano Nabuco de Abreu, autor de vários livros nesta área, dentre os quais o Manual Clínico dos Transtornos do Controle dos Impulsos, vem dividir conosco sua vasta experiência na terapêutica deste quadro clínico.
″ Pós-Doutorando pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
″ Coordenador do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (AMITI) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
″ Atual Presidente da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC).
QUESTIONAMENTO SOCRÁTICO
Como graduando do atual curso de terapia cognitivo-comportamental o Dr. Gláucio Alves vem apresentar suas reflexões sobre a utilidade e o alcance deste método.
O chamado método socrático começou com Sócrates, na ágora ateniense e é hoje aplicado em várias áreas das ciências humanas – psicoterapia, pedagogia, ciências sociais etc., visando facilitar o raciocínio independente dos indivíduos.
Dr. Gláucio Luiz B. Alves
″ Psiquiatra e psicoterapêuta.
″ Titulo de especialista em Clínica Médica.
″ Doutor em psiquiatria pela Universidade de Genebra.
″ Formando no Curso de Terapia Cognitivo-Comportamental 2007-2008 coordenado pelo Prof. Paulo Knapp.
A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: UM OLHAR COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Este trabalho apresenta os padrões cognitivos que reforçam o comportamento do uso de substâncias psicoativas, demonstrando as crenças nucleares, os pensamentos automáticos das famílias que estabelecem uma relação de dependência com substâncias psicoativas e de que forma a terapia cognitivo-comportamental se apresenta como uma técnica eficaz de tratamento destas famílias.
Anaídes Pimentel da Silva Orth
″ Psicóloga, Mestre em Psicologia, especialista clínica e hospitalar, especialista em Psicodrama terapêutico, Formação em Terapia Familiar e Casal,especialista em Dependência Química, especialista em Educação Especial. Professora de pós-graduação e supervisora clínica e institucional.
″ Psicóloga do Centro Psiquiátrico Metropolitano – COM/ Secretaria Estadual de Saúde do Paraná - SESA
″ Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho de Psicologia-CRP-gestão- 2007-2010
″ -Presidente da Associação de Terapia Cognitiva e Comportamental do Paraná-ATC-PR
Cleonir José Dias
″ Graduação em medicina pela Universidade Federal de Pelotas
″ Atuando na área de Psiquiatria ambulatorial num período de 30h semanais na Associação Regional de Saúde do Sudoeste em Francisco Beltrão
″ Curso de formação em terapia cognitiva
SERVIÇO
DATA E HORA: Dia 28 de novembro, sexta-feira, das 18 às 22 horas.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO PARANÁ –
Rua Cândido Xavier, 575 – Água Verde.
Curitiba (PR)
INVESTIMENTO:
Estudantes da área da saúde: R$ 30,00
Profissionais da área da saúde: R$ 50,00
INSCRIÇÕES:
No local com Adriana Spisila
Secretaria Executiva da Sociedade Paranaense de Psiquiatria
Informações: (41) 3342-8809 e 3024-1415 R. 244 ou via e-mail secretaria@psiquiatria-pr.org.br
Site: www.psiquiatria-pr.org.br
PATROCÍNIO:
Sociedade Paranaense de Psiquiatria
Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Paraná