Publicado em: 30/10/2008
O objetivo da atividade, que ocorreu na última quarta-feira, dia 29 de outubro, foi aproximar os psiquiatras, convidando-os a participar mais ativamente da Sociedade e estimulando debates de assuntos ligados à especialidade.
Congregar e representar os psiquiatras do Paraná na defesa da boa prática profissional em suas dimensões ética, científica, política e social. De acordo com o atual presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Marco Antonio Bessa, estes são os principais objetivos da instituição, que ontem (24) reuniu-se com aproximadamente 15 médicos do Corpo Clínico do Centro Psiquiátrico Metropolitano (CPM).

Para o diretor clínico do CPM, Salmo Zugman, as sociedades e associações são extremamente importantes ao profissional porque contribuem, acima de tudo, para o desenvolvimento científico e atualização médica. "Quero, nesta oportunidade, recomendar a todos que se associem à SPP, pois acredito que muitas questões problemáticas que ocorrem na política de saúde mental são em decorrência da nossa falta de organização", afirma. "A SPP pode contribuir para incluir o psiquiatra em posição de destaque na sociedade e, conseqüentemente, diminuir a resistência ao profissional e ao doente", completa.
O objetivo destas atividades descentralizadas é aproximar os especialistas, convidando os psiquiatras a participar mais ativamente da SPP e estimulando debates de assuntos ligados à especialidade. O presidente da SPP contou orgulhoso aos colegas que a sede própria foi comprada e que, em breve, entrará em contato com os associados para inauguração e início das atividades científicas.
Na oportunidade, o ex-presidente da SPP e atual Secretário Regional Sul da Associação Brasileira de Psiquiatria, Osmar Ratzke, apresentou panorama das atividades organizadas pela ABP, entre elas o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, o terceiro maior do mundo da especialidade em termos de participantes e produção científica, que este ano ocorreu em Brasília, de 15 a 18 de outubro. O evento, cujo tema foi "Ciência e Ética em Psiquiatria", trouxe atualização do conhecimento científico, aprimoramento técnico, valorização profissional e discussões de políticas de assistência. Este ano o CBP reuniu mais de 4 mil profissionais. Além disso, lembrou que no próximo ano o CBP será em São Paulo e que a Jornada da Regional Sul ocorrerá em Ribeirão Preto, no mês de junho.
Osmar Ratzke debateu rapidamente a Reforma da Assistência Psiquiátrica com os colegas, abordando a questão da troca da centralização pelos CAP's, o fato da psiquiatria ser uma especialidade ambulatorial e o projeto de Diretrizes para atendimento em Saúde Mental elaborado pela ABP.
Durante o café de boas-vindas aos profissionais do CPM, a SPP distribuiu descritivo com informações recentes da SPP e folder do I Encontro de Psiquiatrias do Oeste do Paraná, que ocorrerá de 20 a 21 de novembro no Bourbon Iguassu Golf Resort, em Foz do Iguaçu. O evento abordará temas como Dependência Química, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH e Transtorno Afetivo Bipolar com renomados profissionais também de Umuarama, Marechal Candido Rondon, Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Foz do Iguaçu e demais interessados do Estado.