População de Foz do Iguaçu terá serviço gratuito de informação

Publicado em:  30/10/2008

Palestra ocorrerá no dia 21 de novembro (sexta-feira) no Centro de Convivência Érico Veríssimo. Na oportunidade, especialistas realizarão atividades de esclarecimento sobre temas ligados à saúde mental, tais como: depressão, ansiedade, pânico, tabaco e alcoolismo.

Em novembro, o projeto "Psiquiatria para uma Vida Melhor" chega a Foz do Iguaçu. Em meio às atividades do I Encontro de Psiquiatrias do Oeste do Paraná, a Associação Brasileira de Psiquiatria realizará, em parceria com a Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP) e a Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu, realizará palestra do ABP Comunidade em 21 de novembro (sexta-feira) no Centro de Convivência Érico Veríssimo. Na oportunidade, especialistas prestarão esclarecimento à população sobre temas ligados à saúde mental e interessados poderão esclarecer dúvidas sobre os principais transtornos mentais com médicos residentes em psiquiatria, receber folhetos informativos e indicações de locais de atendimento público em saúde mental no município.

I Encontro de Psiquiatrias do Oeste do Paraná

Simultaneamente, estará sendo realizado o I Encontro de Psiquiatrias do Oeste do Paraná. O encontro, que tem início no dia 20, debaterá temas como dependência química, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH e Transtorno Afetivo Bipolar por meio de palestras ministradas por especialistas de reconhecimento nacional. As atividades ocorrerão no Bourbon Iguassu Golf Resort.

O primeiro encontro de psiquiatras pretende reunir médicos de Umuarama, Marechal Candido Rondon, Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Foz do Iguaçu e demais interessados do Estado. Há ainda possibilidade de reunir médicos de Santa Catarina e de países vizinhos, como o Paraguai.

Além da atividade científica, os participantes terão opção de participar de atividades turísticas e sociais programadas especialmente para os médicos e seus acompanhantes. Na programação está incluída visita à Ciudade Del Leste, Parque das Aves, Dutty Free - Ciudade de Porto Iguazu e também à hidrelétrica de Itaipu Binacional, cataratas do rio Iguaçu, passeio de barco Macuco Safari e cassino Iguaçu (Argentina).

Números da saúde mental

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que apesar do desconhecimento da população, cerca de 450 milhões de pessoas no mundo sofrem ou sofrerão de problemas mentais, neurológicos ou comportamentais. Entre crianças e adolescentes, o número sobe para 20% da população. Outro dado da OMS aponta o risco que correm os portadores: 800 mil pessoas suicidam-se todos os dias. As doenças mentais são uma das principais causas tratáveis de suicídio.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o instituto Datafolha, mostrou que, no período de um ano, 9% da população diz ter enfrentado ao menos um caso de doença mental na família. Este número, segundo especialistas, não reflete a realidade, pois a maioria das pessoas que sofre de transtornos mentais leves não procura ajuda médica por conta do preconceito e da falta de informação. Estima-se que 30% dos brasileiros vai desenvolver algum transtorno mental durante a vida.

ABP Comunidade

Apesar da expressividade dos números, a procura da população por serviços de saúde mental ainda é pequena. Especialistas apontam que os principais motivadores deste quadro são a falta de informação e o preconceito contra os portadores e profissionais de saúde mental. A solução, segundo eles, é simples: aproximar o público leigo do tema, com informações de qualidade sobre os transtornos mais comuns e suas formas de tratamento.

É com este objetivo que a Associação Brasileira de Psiquiatria idealizou o ABP Comunidade, um programa de prestação de serviço que busca esclarecer a população sobre saúde mental e erradicar o preconceito contra os pacientes e os transtornos mentais. Uma das ações do ABP Comunidade é o projeto "Psiquiatria para uma Vida Melhor", que coloca especialistas e pesquisadores dos principais transtornos mentais em contato direto com a população, por meio de atividades gratuitas, realizadas de forma itinerante e interativa nas capitais brasileiras. Além disso, a Associação disponibiliza em seu site, textos, vídeos e arquivos de áudio, informações claras e simples, voltadas para a população leiga.

Inscrições para o Encontro com a Agência Oficial do evento: STTC EVENTOS E TURISMO

Contato: (45) 3574-2527 / FAX (45) 3523-2319 ou e-mail: vendas@sttceventoseturismo.com.br


TAGS


<< Voltar