HC de SP pode penalizar fumantes

Publicado em:  05/11/2008

O Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) lançou na última segunda-feira o projeto ICHC Livre do Tabaco, que proíbe o fumo dentro do hospital.

 

Empregados e pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) que forem apanhados fumando dentro do estabelecimento poderão, a partir desta segunda-feira (3/11), receber penas determinadas no Estatuto do Funcionalismo Público Estadual e nas legislações federal e estadual.

O HC, maior conjunto de hospitais da América Latina, foi transformado em ambiente livre de tabaco. A medida vale para todo o Instituto Central, compreendendo o Prédio dos Ambulatórios, Pronto-Socorro e ala de internação, de acordo com o governo de São Paulo.

A partir desta segunda-feira (3/11), não é permitido fumar no Instituto Central do HC, abrangendo jardins e varandas. A abordagem dos infratores será feita pelas equipes de segurança do HC, que, em outubro, foram habilitadas para orientar e reprimir o uso do fumo.

Medidas

O Instituto informou ainda que pacientes fumantes irão receber um adesivo da cor cinza na ficha, para deixar claro a médicos e enfermeiros que deve ser avaliado o grau de dependência do tabaco. O paciente poderá, então, passar por terapia de substituição da nicotina, enquanto tiver internado. Para incentivar o tratamento dos dependentes, funcionários fumantes também poderão fazer o teste de monoximetria, que mede a concentração de monóxido de carbono no corpo.

Também haverá palestra e panfletagem sobre os danos causados pelo hábito de fumar. Até as telas dos computadores do ICHC serão alteradas para a campanha: elas apresentarão mensagens alusivas ao tema. Durante os trabalhos de limpeza do hospital, os funcionários irão recolher e contar o número de "bitucas" de cigarro encontradas para uma avaliação do andamento da campanha.


TAGS


<< Voltar