Inaugurado Departamento de Psiquiatria Geriátrica

Publicado em:  12/11/2008

Na noite de ontem (11), o neurologista e especialista em neurogeriatria pela Universidade de Minnesota (EUA), Paulo Jacques Monteiro Leite, ministrou palestra sobre "Marcadores Biológicos da Doença de Alzheimer" para mais de 25 pessoas na sede do Conselho de Medicina, em Curitiba. Na oportunidade, foi realizado lançamento oficial do Departamento de Psiquiatria Geriátrica. "O número de pessoas idosas vem crescendo com o passar dos anos e nosso objetivo ao criar este departamento é contribuir para a atualização dos profissionais de saúde que atuam nesta área. Estreitando laços entre as especialidades, podemos unir esforços no sentido de trocar estudos e experiências para melhorar a qualidade da prática clínica", afirma o 1.º Secretário da SPP, Sivan Mauer.

A aula, muito elogiada entre os presentes, abordou estudos de casos e pesquisas científicas e experimentais de cunho mundial que apontam pistas para caracterizar a doença de Alzheimer antes de sua manifestação clínica. De acordo com o palestrante, Dr. Paulo Leite, houve um crescimento exponencial da população mundial acima de 65 anos no último século e 55% apresentam sintomas de Alzheimer. "Estes estudos podem nos auxiliar na identificação precoce da doença através de marcadores biológicos", explica.

A atividade, realizada pela Sociedade Paranaense de Psiquiatria, contou com o apoio e participação de outras instituições, tais como a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Regional Paraná, o Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas, Associação Brasileira de Alzheimer, entre outras. Na oportunidade, o coordenador do Departamento de Neurociências da SPP, Dr. Carlos Harmath, também esteve presente e fez uma abordagem a respeito dos fatores preventivos à doença, tais como: interação social, atividade física freqüente, estímulo intelectual e alimentação saudável.

 


TAGS


<< Voltar