Cientistas identificam sinais cerebrais que estimulam puberdade

Publicado em:  13/12/2008

da Efe, em Londres

Pesquisadores do Reino Unido e da Turquia identificaram pela primeira vez os sinais fisiológicos que o cérebro emite antes de estimular a secreção de hormônios que levam à puberdade, afirma um estudo publicado pela revista "Nature Genetics".

Estudos anteriores tinham identificado esses hormônios, mas até agora não tinham descoberto os sinais cerebrais que iniciam as pulsações de liberação dos hormônios. A secreção de hormônios é essencial para a iniciação da puberdade e conduz o corpo para sua maturidade sexual.

Segundo os especialistas, a descoberta desse sistema de sinalização poderia ser aplicado no desenvolvimento de drogas para regular a fertilidade humana e para o tratamento de doenças vinculadas aos esteróides sexuais, como os cânceres de mama e próstata.

Os pesquisadores --Stephen O'Rahilly, da universidade britânica de Cambridge, e A. Kemal Topaloglu, da turca Cukurova-- analisaram quatro famílias turcas nas quais algumas das crianças tinham crescido sem passar pela puberdade.

Isso permitiu a identificação das variantes genéticas específicas que previnem tanto o envio quanto a recepção dos sinais de iniciação que estimulam as mensagens de amadurecimento enviadas pelo cérebro aos ovários e aos testículos.

As variantes genéticas encontradas nessas famílias são os primeiros exemplos de um transtorno hereditário que afeta um grupo muito comum de moléculas sinalizadoras, afirmam os especialistas.


TAGS


<< Voltar