Publicado em: 21/01/2009
Com propósito de esclarecer os principais aspectos práticos que permeiam a ética médica e orientar, principalmente, médicos residentes da área de Psiquiatria para prevenção de infrações éticas baseadas na relação médico-paciente, a Sociedade Paranaense de Psiquiatria promove o "Curso teórico prático em ética médica". O evento será realizado no dia 7 de fevereiro, na Plenária do Conselho Regional de Medicina do Paraná, instituição apoiadora.
Na oportunidade, palestrantes renomados apresentarão aspectos importantes relacionados à ética na profissão. As Comissões de Ética e Residência Médica de hospitais da especialidade foram convidadas a participar da programação. De acordo com o presidente da SPP, Marco Antonio Bessa, a intenção é de se fazer desta atividade uma prática anual permanente aos médicos que iniciam a residência na Psiquiatria. O CRMPR, juntamente com a Comissão Estadual de Residência Médica e a Associação dos Médicos Residentes do Paraná, avalia a possibilidade de estender a iniciativa a especializandos de outras áreas, dependendo para isso da manifestação e adesão das COREMEs.
Dentre os temas em pauta, destacam-se: Princípios fundamentais da prática médica; Direitos do médico e do paciente; Responsabilidade profissional; Relações interprofissionais e com pacientes e familiares; Segredo médico; Atestados e perícia médica; Pesquisa médica e publicidade. O curso irá contemplar apresentação de temas teóricos (6h) e realização de exercícios práticos (2h).
Serviço:
Curso teórico prático em ética médica
Data: 7 de fevereiro de 2009, das 8 às 18h
Local: Plenária Wadir Rúpollo - 2.º andar da Sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre).
Informações: (41) 3342-8809 ou secretaria@psiquiatria-pr.org.br