Curso de ética médica da SPP reuniu cerca de 50 participantes

Publicado em:  09/02/2009

A intenção da Sociedade é fazer da atividade uma prática anual permanente aos médicos que iniciam residência na Psiquiatria.  

Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre questões que envolvem a ética médica, cerca de 50 psiquiatras e residentes na área de Psiquiatria estiveram reunidos no dia 7 de fevereiro, na sede da Casa do Médico, em Curitiba, para participar do "Curso teórico prático em ética médica". A atividade, promovida pela Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP), ocorreu durante todo o dia e os presentes puderam acompanhar palestras, participar de debates e atividades práticas.

"O Papel do Conselho de Medicina" foi o tema apresentado pelo presidente do CRMPR, Miguel Ibraim Hanna Sobrinho. Ele destacou a função fiscalizadora do CRMPR, que visa à prática adequada da profissão e a proteção da sociedade. Além disso,  ressaltou o papel educativo do Conselho. "Ao abrirmos espaço para iniciativas como esta da SPP nossa função educativa e de colaboração com a formação médica também é colocada em prática", afirma.

O membro da Comissão de Ética Médica do Hospital Nossa Senhora da Luz, Mário Enrique Giulietti, ministrou palestra sobre o trabalho desenvolvido por uma Comissão de Ética Médica. Na seqüência, o advogado Patrick G. Mercer explanou sobre "Responsabilidade Médica" e explicou aos residentes as punições que o médico pode sofrer no âmbito judicial, seguido da palestra "Aspectos Éticos e Psicossociais da Relação Médico-Paciente" conduzida pelo presidente da SPP, Marco Antonio Ribeiro Bessa.

Na oportunidade, Dr. Bessa reforçou a orientação para que os futuros psiquiatras elaborem um prontuário detalhado e lembrou que o médico deve manter uma boa relação, não só com o paciente, mas também com todos os seus familiares. As exposições do 3º Vice-presidente do CFM, Gerson Zafalon Martins, sobre "Receituário e Atestado Médico" e da Diretora CEMEPAR, Deise  Regina Pontarolli, com o título "Política de medicamentos de alto custo em Psiquiatria" finalizaram a programação do período da manhã.

No período da tarde, a secretária-geral do CRMPR, Marília Milano Campos,  palestrou sobre os detalhes, elaboração e as principais dúvidas sobre prontuário médico. "Os Médicos e a Indústria Farmacêutica – aspectos éticos" foi o assunto abordado pelo professor de Psiquiatria da UFPR e PUCPR, Dirceu Zorzetto Filho. Ele apresentou dados relevantes sobre a indústria farmacêutica no país. De acordo com o professor, o Brasil ocupa o 8º lugar na lista de países que mais vende medicamentos no mundo. Como conseqüência, o assédio aos médicos também é maior.  

Após a série de palestras, conselheiros do CRMPR realizaram um julgamento simulado. Os residentes acompanharam de perto todas as etapas de um julgamento ético e puderam, inclusive, formular perguntas sobre o caso fictício.

Ao encerrar o curso o presidente da SPP, Marco Antonio Bessa, lembrou que, em caso de dúvidas, os residentes devem sempre recorrer ao CRMPR. "Espero que o curso tenha sido produtivo e que as informações transmitidas contribuam para uma boa prática profissional", destaca. Ele disse, ainda, que a intenção da SPP é que a atividade seja prática permanente entre residentes em Psiquiatria.


TAGS


<< Voltar