Publicado em: 25/03/2009
Nota oficial
24/03/2009
A diretoria da Associação Brasileira de Psiquiatria, ciente da ocorrência no início da noite desta segunda-feira, quando um homem utilizando o nome do presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) contatou alguns presidentes de Federadas da ABP na tentativa de aplicar um golpe, consultou os advogados da Associação, comunicou-se com o colega presidente da SPP e decidiu retirar de nosso site toda e qualquer informação que dê acesso aos colegas.
Todas as informações recebidas foram repassadas à assessoria jurídica, solicitando a diretoria todas as medidas que a situação exige: policiais, jurídicas e tudo o que for necessário para a adequada condução do caso.
A diretoria da Associação Brasileira de Psiquiatria repudia a atitude de violência imposta aos colegas. Oferece todas as possibilidades de respaldo e orientação aos colegas atingidos pela atitude criminosa, bem como seus familiares.
Repudiamos o clima de criminalidade, variada, vigente no país.
A Associação Brasileira de Psiquiatria oferece todas as possibilidades de respaldo e orientação aos colegas atingidos pela atitude criminosa, bem como seus familiares.
Recomenda a todos tranquilidade ao lidar com situação semelhante que possa ocorrer e que observem as recomendações de nossos advogados em tais momentos. Recomendações estas solicitadas para divulgação o mais rápido possível. Salienta que a calma e a atitude crítica, bem própria de nós, é uma condição que pode ser útil.
Manteremos todos informados de eventuais desdobramentos e solicitamos que a ABP seja informada sobre eventuais novas investidas criminosas.
Por fim, salientamos o caráter positivo de estarmos todos unidos e solidários diante de qualquer risco que se apresenta à população em geral e aos colegas psiquiatras.
Diretoria ABP
Informações complementares prestadas pela assessoria jurídica. Atualização em 25/03/2009
Prezados associados,
A ABP tomou conhecimento de um golpe envolvendo o nome de um de nossos associados de Pernambuco. O estelionatário liga para a vítima identificando-se como se fosse o nosso associado. Diz que está preso em um congresso no interior de Pernambuco. Informa ainda que um de seus parentes teria sofrido um acidente numa cidade do interior, e que estaria precisando de dinheiro. Após, o estelionatário pede ao associado para depositar determinada quantia na conta do suposto parente, perguntando em que bancos a vítima teria conta, para transferir no dia seguinte a quantia emprestada para esta conta.
Este é o enredo do golpe que vem sendo aplicado.
Orientado pela ABP, um de nossos associados já noticiou o crime numa Delegacia do Recife, visto que as ligações aparentemente têm origem no estado de Pernambuco.
Para segurança do associado, a ABP recomenda que as vítimas do golpe adotem as seguintes medidas:
(i) Aqueles que receberam a ligação, tendo ou não feito o depósito, por favor relatar o fato numa petição para a ABP, pois a ABP pretende fazer uma relação de todos os associados que receberam a ligação para instruir o inquérito policial já aberto na Delegacia do Recife com seus depoimentos;
(ii) Confiar na expertise das autoridades policiais para solucionar a questão, fornecendo-lhes os subsídios necessários para que tudo possa ser resolvido sem maiores riscos, dentro dos parâmetros legais estabelecidos.
João Alberto Carvalho – Presidente da ABP