Comissão de Ética do Hospital Bom Retiro foi empossada esta semana

Publicado em:  19/06/2009

CRM e SPP estiveram presentes na solenidade, que contou com a participação do presidente da AME-PR, Laércio Furlan, e do médico-legista chefe do IML, Carlos Alberto Peixoto Baptista.

 

Os presidentes do Conselho de Medicina, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, e da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Marco Antonio do Socorro M. Ribeiro Bessa, estiveram reunidos na noite de ontem, dia 18 de junho, com o Corpo Clínico do Hospital Espírita de Psiquiatra Bom Retiro para dar posse à Comissão de Ética Médica. Na oportunidade, o médico e professor aposentado da UFPR e presidente da Associação Médico-Espírita do Paraná (AME-PR), Laércio Furlan, e o médico-legista chefe do Instituto Médico Legal (IML), Carlos Alberto Peixoto Baptista, participaram da solenidade, que reuniu aproximadamente 15 profissionais.

Eleita no final de abril, a Comissão de Ética do Hospital Bom Retiro é composta pelos especialistas Cezar Roberto Camargo Morris, Marco Aurélio Costa e Dalton Vinicius Paiva Abussafi (membros efetivos) e Ronnie Mejia, Ricardo Luiz Malina Losso e Flavia Machado Costa Sousa Ribeiro (suplentes).

O coordenador do Serviço Médico do hospital, Francis Mourão, deu início a reunião informando que a iniciativa em trazer entidades médicas para dar posse aos membros da comissão surgiu durante reunião ética com o presidente do CRM, realizada no dia 13 de maio. "Naquela oportunidade, notamos o quanto seria importante termos esse apoio para proporcionar capacitação profissional da comissão e, assim, garantir a melhoria na qualidade de atendimento à população", afirma.

A Comissão de Ética Médica é a representação do CRM no hospital. Com esta afirmação o presidente do Conselho de Medicina, Miguel Ibraim A. Hanna Sobrinho, deu início ao discurso que empossou os membros que se dispuseram a zelar pela ética no hospital. "A finalidade é apurar qualquer indício de infração ao Código de Ética Médica e é este trabalho que garante qualidade e credibilidade à instituição", explicou. Na ocasião, apresentou aos colegas a intenção da Diretoria do Conselho em estar envolvida com os hospitais e trabalhar em conjunto com os profissionais de saúde. "Coloco à disposição dos colegas nosso Projeto de Educação Ética Continuada, que tem o apoio do Conselho Federal de Medicina, e informo que em breve finalizaremos a produção de Manual Ético e enviaremos a todas as comissões para servir como instrumento de apoio e consulta", informou. O dirigente informou ainda que no site institucional está disponível para consulta toda a legislação sobre o assunto, em resoluções e pareceres.  

O presidente da SPP, que também é conselheiro-coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria do CRMPR, afirmou ser uma satisfação muito grande participar da atividade e propôs que a Comissão esteja reunida com a câmara do CRM para idealizar ações de prevenção. "Quem sabe conseguimos reunir várias comissões de ética hospitalar para um debate", propos.

Ao finalizar a solenidade, Francis Mourão afirmou que a reunião representará um marco histórico de continuidade do trabalho que teve início com o conselheiro Gerson Zafalon Martins, ex-presidente do CRMPR, e o psiquiatra Marco Antonio Bessa. "Um trabalho que está se mostrando cada vez melhor, pois passamos por períodos de dificuldades que nos tiraram do comodismo e hoje, após a palestra do Dr. Miguel (Ibraim) nos sentimos ainda mais motivados, porque enxergamos um CRM diferente, multidisciplinar e aberto", finalizou.    


TAGS


<< Voltar