Publicado em: 03/10/2009
Proibido pela lei nº 9.294/96
de efetuar publicidade de seus produtos no horário entre 6h e 21h, o setor de
bebidas alcoólicas encontrou uma resposta para este problema: o patrocínio de
conteúdo. Nos últimos dois meses, dois programas foram lançados nesse formato.
No rádio, a Mitsubishi FM
estreou na semana passada o "Johnnie Walker com Gigantes", semanal
apresentado por Lorena Calábria, às 21h. Nesta semana, será transmitido ao vivo
do Buddha Bar, como piloto Mika Hakkinen como convidado.
Ao fim, haverá degustação do
uísque Black Label.
Na TV, o GNT exibe
"Harmonize", patrocinado pelo grupo AmBev, em que a cada episódio um
chef prepara um prato que combine com cerveja da linha Bohemia, fabricada pelo
grupo.
Inédito às terças-feiras, às
23h30, o programa tem reprises dentro da faixa horária vetada.
Isso porque, em mais uma brecha
legal, cervejas têm teor alcoólico menor que 13%, e não são definidas como
bebidas alcoólicas por essa lei.
Eduardo Bendzius, gerente de
marketing da Diageo, empresa dona da marca "Johnnie Walker", diz que
a produção de conteúdo é mais interessante para o público do que anúncios:
"Não precisamos forçar nossas marcas, podemos apresentá-las de forma legal
e sutil".
Procurado, o Ministério Público
Federal-que geralmente fiscaliza emissoras de rádio e televisão, por serem
concessões públicas- diz que não há ilegalidade com relação a este modo de
patrocínio, mas ressalta que não pode existir qualquer tipo de anúncio das
marcas no decorrer do programa, caso transmitido durante o horário vetado.