Publicado em: 03/11/2009
Assembléia também aprovou as contas da atual diretoria e confirmou a necessidade de aproximação entre os estatutos da ABP, Federadas e Departamentos
Mais de cem representantes das instituições federadas à Associação Brasileira de Psiquiatria estiveram na assembléia geral de delegados da ABP, que ocorreu hoje (03/11) em São Paulo. Como acontece tradicionalmente, a reunião associação antecedeu a abertura do XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria.
O destaque do dia foi a escolha de Natal – RN para sediar o XXX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Com isso, em 2012, assim como em 2010, quando será realizado em Fortaleza, o evento voltará a acontecer no Nordeste, após passar pelo Rio de Janeiro, em um rodízio que exemplifica o esforço para uma real nacionalização do CBP.
Durante as discussões, os participantes concordaram que muitas situações motivadoras de dúvidas e mal entendidos são originadas por diferenças, além de lacunas, entre os estatutos da ABP, das Federadas e dos Departamentos. Diante disso, foi aprovada uma proposta do presidente da Associação, João Alberto Carvalho, de instituir um grupo para sugerir adequações que aproximem os documentos e minimizem os conflitos.
A atual diretoria apresentou um relatório das atividades realizadas no último ano. Foram mostrados avanços em diversas áreas, tanto em benefícios para os associados como nas manifestações públicas, que reafirmaram as posições históricas da ABP em defesa do conhecimento médico e do psiquiatra, além da necessidade de promover a qualidade na assistência em saúde mental.
Dentro dessas realizações, um dos destaques foi a ABP Editora. Foram apresentados sete novos títulos, que serão lançados durante o CBP, além de dois pré-lançamentos. Segundo o presidente da ABP, João Alberto Carvalho, a editora serve "ao propósito de promover a psiquiatria e os médicos" e a escolha das obras respeita o tripé "ciência - política - comunidade" que orienta as ações da ABP.
A diretoria também prestou contas dos seus investimentos em 2009, que foram aprovadas pelos delegados, e apresentou uma estimativa orçamentária para 2010.