Publicado em: 10/11/2009
XII Simpósio Internacional sobre Tratamento do Tabagismo e VIII Simpósio Internacional sobre Álcool e outras Drogas. Dias 19 a 21 de novembro, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Rio de Janeiro). Informações no site www.metodoeventosrio.com/tabacodrogas2009
Há muito tempo não se falava tanto sobre drogas no Brasil.
O desafio do crack, destruindo os meninos de rua e penetrando na classe média, crimes evitáveis relacionados a drogas, a polêmica da internação involuntária, a desasistência da saúde pública, o debate sobre a legalização da maconha capitaneado por um ex-presidente. Isso sem falar da lei seca e a proibição do fumo em espaços fechados no Rio de Janeiro e São Paulo.
As drogas estão na pauta do dia, e o Rio de Janeiro é a bola da vez. Às vésperas de sediar uma Copa e as Olimpíadas, a Cidade Maravilhosa se obriga a rever suas estruturas. Entre elas, a malha das drogas.
No seio deste contexto ocorre o XII Simpósio Internacional sobre Tratamento do Tabagismo e VIII Simpósio Internacional sobre Álcool e outras Drogas.
Raras vezes a sociedade civil necessitou tanto de um debate informado sobre as drogas, um discurso com evidências científicas que pudesse balizar as políticas públicas e a prática clínica.
Esperamos que o evento seja útil a todos que estão sedentos de informação, aos que necessitam de formação, e aos demais que precisam se aprimorar.
Este é o compromisso da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (ABEAD), que mais uma vez faz parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) e a Associação Brasileira de Tratamento e Controle do Tabagismo (ABRATT). A História deste evento e de suas parcerias é prova de que num problema sério como o das drogas, "uma andorinha só não faz verão". Até porque, devemos admitir, o problema das drogas não é nem nunca foi de um ou de outro. É um problema de todos nós, sem exceção.
Analice Gigliotti
Conselho Consultivo da Abead