Publicado em: 13/11/2009
"O Congresso Brasileiro de Psiquiatria realmente conquistou um nível internacional. Já pode ser considerado o segundo maior do mundo, atrás apenas do Congresso Americano". Foram com estas palavras que o presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, Mario Maj, descreveu o XXVII CBP, realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, em São Paulo (SP).
Com mais de 150 atividades, distribuídas pelo Transamérica Expo Center e pelo Hotel Transamérica, o encontro máximo da psiquiatria brasileira e latino-americana ofereceu cursos, conferências, simpósios, fóruns, sessões especiais, workshop e mesas-redondas.
Organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em conjunto com o Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria (USP) e o Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria (Unifesp), o evento reuniu mais de 6 mil participantes, entre psiquiatras, médicos de outras especialidades e outros profissionais de saúde mental.
A Federada da ABP esteve representada no evento pelo presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Marco Antonio Bessa; vice-presidente, Sivan Mauer; tesoureiro, Roberto Ratzke; 1.º Secretário, André Rotta Burkiewicz; membros do conselho fiscal, Osmar Ratzke e Carlos Augusto Maranhão de Loyola; e pelo sócio Cícero José Bezerra Lima. Para o primeiro secretário da SPP, o conteúdo científico superou eventos anteriormente realizados e as palestras sobre as mudanças no CID 11, no DSM V e a aula proferida pelo Dr. Ronaldo Laranjeiras abordou importantes aspectos da dependência química em São Paulo. "Na minha opinião, o evento foi bem sucedido do ponto de vista cientifico, com bom nível técnico e com palestras bastante interessantes, especialmente as do Departamento de Dependência Química", afirma Sivan Mauer, vice-presidente da SPP.
Autoridades
O coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, compareceu à Solenidade de Abertura do evento, no dia 04, à noite, e destacou que o Brasil precisa de avanços na área. "Estou em posição de assumir que temos dificuldades e que precisamos de apoio das entidades médicas, mas que recentemente conseguimos avançar em saúde mental", comentou.
O presidente da Associação Médica Brasileira, José Gomes do Amaral, também marcou presença na atividade e frisou a importância da especialidade. "Todos nós sabemos que não há saúde mental sem psiquiatra e não é possível pensar em saúde sem saúde mental", enfatizou.
Atividades Científicas
Segundo o coordenador da Comissão Científica (Cocien) do XXVII CBP, Marco Antonio Brasil, o objetivo do evento foi construir uma grade de atividades que atendesse às necessidades e anseios dos participantes e permitisse reflexões sobre a prática da especialidade. "A Cocien se preocupou em montar um programa abrangente, que cobrisse os mais variados temas de interesse da psiquiatria", explicou. Questionado se os congressistas saíram satisfeitos do evento, ele foi enfático: "não há dúvidas de que conseguimos superar as expectativas dos participantes. As salas estavam cheias, todos queriam fazer perguntas aos palestrantes. O evento foi um sucesso", finalizou Brasil.
Novidades
Entre as novidades do evento, estava o serviço virtual denominado "Roteiro Virtual", criado para que os congressistas pudessem criar uma agenda personalizada contendo suas atividades de interesse no CBP. O objetivo da nova ferramenta digital era ajudar o participante a se programar de tal forma que não perdesse nenhuma palestra.
O Congresso também marcou a mais nova ação da ABP Editora: sete livros e dois pré-lançamentos foram anunciados durante o evento. São eles: "Introdução à Psicopatologia Compreensiva", de José Luis Pio Abreu; "Ulysses Pernambucano e a Escola de Psiquiatria Social do Recife", de Bruno Marcello Nascimento; "Intervenção em Situações Limite Desestabilizadoras - Crises e Traumas", de José Toufic Thomé, Moty Benyakar e Ively H. Taralli; "Indicador Profissional", "Diretrizes técnicas" e "Manual de imprensa (2ª Edição), da ABP. Além dos pré-lançamentos: "Entendendo os Transtornos Mentais - Psiquiatria para uma Vida melhor", do programa ABP Comunidade; "Psiquiatria e Psicanálise: confluências e condutas clínicas", de Antonio Leandro Nascimento, Cláudio Rossi, João Alberto Carvalho, João Carlos Dias, Luiz Alberto Hetem e Pedro Gomes.