Publicado em: 01/03/2010
Atual diretoria presta homenagem a um dos grandes pioneiros da psiquiatria e a solenidade é prestigiada pelo presidente da ABP, João Alberto Carvalho.

O psiquiatra Osmar Ratzke foi homenageado pela Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP) com a inclusão de sua fotografia na galeria de presidentes da entidade. A foto do atual Secretário Regional da ABP – Região Sul foi a primeira a compor o espaço, inaugurado no último sábado, dia 27 de fevereiro. “É comum nas sedes de entidades termos uma forma de registrar nossa história. O objetivo desta galeria é apresentar a história da SPP no Estado”, afirma o atual presidente da Sociedade de Psiquiatria, Marco Antonio Bessa.
Com mais de 40 anos dedicados à psiquiatria, Osmar Ratzke presidiu a SPP por duas gestões, no período 2003 a 2007, e foi um dos idealizadores e organizadores do Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP) em Curitiba no ano de 2006, considerado o terceiro maior do mundo da especialidade em termos de participantes e produção científica. “Sinto-me emocionado e feliz com a presença dos meus familiares hoje. Agradeço à atual diretoria por ter reconhecido o trabalho desenvolvido na minha gestão”, afirmou emocionado, durante o descerramento da foto. “A galeria é uma ideia interessante e deve ter continuidade”, completa.

Nascido em 22 de dezembro de 1943, Osmar Ratzke formou-se em Medicina pela UFPR em 1968 e inscreveu-se no Conselho Regional de Medicina no ano seguinte, ano em que foi à Heidelberg, na Alemanha, para especializar-se em Psiquiatria. Ao retornar ao Brasil, em 1972, associou-se à SPP. Foi chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Paraná de 1998 a 2002 e conselheiro do CRMPR de 1988 a 1991. Presidiu a SPP por duas gestões, de 2003 a 2007, e atualmente é professor de Psiquiatria em Medicina na UFPR, coordenador da Residência em Psiquiatria do HC/UFPR, diretor-Geral da Clínica Heidelberg e atual Secretário Regional da ABP – Região Sul.
...
A solenidade contou com a presença de diretores da SPP, médicos psiquiatras e residentes, além de familiares do homenageado. Na oportunidade, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), João Alberto Carvalho, que ministrou palestra na noite anterior, esteve prestigiando o colega homenageado e enalteceu a iniciativa da atual gestão. “A inclusão deste retrato na galeria de presidentes é um marco histórico para a instituição. É um reconhecimento ao trabalho corajoso desenvolvido no Paraná pela SPP e representa todas as conquistas alcançadas ao longo destes anos”, afirmou em seu discurso.

Na foto, da esq. p/ dir., Sivan Mauer (vice-presidente da SPP), João Alberto Carvalho (presidente da ABP), Marco Antonio Bessa (presidente da SPP), Osmar Ratzke (homenageado), Roberto Ratzke (tesoureiro da SPP) e André Rotta Burkiewicz (1.º secretário da SPP).
Marco Bessa afirmou, na oportunidade, sentir-se realizado em prestar homenagem a um dos mais conceituados especialistas do Paraná. “A gestão do Dr. Osmar foi um divisor de águas para a Psiquiatria. Na época, o Congresso Brasileiro de Psiquiatria foi realizado em Curitiba e reuniu mais de 5 mil profissionais – o que contribuiu muito para que a SPP pudesse adquirir esta nova sede”, explica. Além disso, ele conta que o evento trouxe atualização do conhecimento científico, aprimoramento técnico, valorização profissional e discussões de políticas de assistência para a região. “Um evento só tem sentido quando abre espaço para projetos e encontros que engrandecem a Psiquiatria e foi isto que aconteceu na época do CBP em Curitiba”, afirma.
Leia mais
Reunião com Residentes e Especializandos de Psiquiatria