Publicado em: 25/02/2010
As novas instalações foram inauguradas no ano em que o HEPBR completa seu 65.º aniversário
Humanizar o atendimento, garantir que o tratamento a pacientes com transtornos mentais seja cada vez mais personalizado e que o ambiente hospitalar seja moderno e de qualidade. É com este objetivo que a Federação Espírita do Paraná inaugurou, no dia 24 de fevereiro, as novas instalações do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro (HEPBR). Na oportunidade, a SPP esteve representada pelo presidente, Marco Antonio Bessa, e o Secretário Regional da ABP – Região Sul, Osmar Ratzke.
No ano em que completa seu 65.º aniversário, o HEPBR passou por uma série de reformas em suas estruturas físicas e nas acomodações dos pacientes. Foi construído um refeitório centralizado e um centro de convivência terapêutica, além de instalada academia ao ar livre com equipamentos de ginástica modernos e voltados para o incentivo da atividade física como um recurso de tratamento.
De acordo com diretor técnico do HEPBR, Francis Mourão, a humanização no atendimento está sendo possível através destas novas instalações. "Cada espaço proporcionará ao paciente um tratamento cada vez mais humano e uma possibilidade maior de reabilitação", afirma o médico psiquiatra, empossado em 1.º de janeiro para compor a nova diretoria, juntamente com a psicóloga Eleonor Cecília Batista, coordenadora geral.
Juntamente com as reformas estruturais, houve um aumento significativo na equipe técnica do hospital e foi implantado novo programa terapêutico, que tem por diretrizes uma maior circulação dos pacientes por todas as áreas do hospital. "Além do incentivo ao convívio social e a diminuição de preconceitos em relação aos transtornos mentais", explica o diretor e completa: "com todas estas mudanças, o HEPBR espera estar contribuindo para um atendimento em saúde mental ainda mais humanizado".
A inauguração ocorreu a partir das 9h30 e reuniu várias autoridades municipais e estaduais.
O hospital fica na rua Nilo Peçanha, 1552 - Bom Retiro, em Curitiba – PR. O telefone é (41) 3200-1900.
Mudanças
No hospital filantrópico, que se dedica exclusivamente ao tratamento de transtornos mentais e completará 65 anos em 31 de março, mais de 60% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nas diversas áreas como: internamento integral, hospital dia, Centro de Atenção de Psicossocial para transtornos mentais (CAPS II) e dependências (CAPS AD) e ambulatórios.
Buscando aproximar-se ainda mais das diretrizes traçadas pela Reforma da Assistência Psiquiátrica e tendo como objetivo oferecer um serviço de qualidade à população, o HEPBR está passando por mudanças nas áreas administrativa, estrutural e terapêutica.
Todas as estruturas físicas foram reformadas, pintadas e melhor iluminadas. Nas acomodações para os pacientes, as camas e o enxoval de cama e banho foram trocados.
Implantou-se um refeitório centralizado a partir do entendimento da alimentação como um ato terapêutico e social que valoriza a autoestima do paciente, proporciona um convívio social mais intenso e incentiva a auto-organização e cuidados com a higiene pessoal.
Construiu-se um Centro de Convivência Terapêutica com o objetivo de oferecer um programa de tratamento mais individualizado através de maior número de atividades organizadas com base nas necessidades dos pacientes.
Instalou-se uma academia ao ar livre com equipamentos de ginástica modernos e voltados para o incentivo da atividade física como um recurso de tratamento, com base nas recentes e fortes evidências clínicas dos benefícios do exercício físico na melhora da saúde física e psíquica.
A área de 60.000 metros quadrados, localizada ao lado do Centro Cívico, com dois grandes bosques, está recebendo cuidados de paisagismo tendo como princípio o aproveitamento do belo oferecido pela natureza como recurso terapêutico.