VIII Fórum das Federadas avalia resultados de sondagem

Publicado em:  18/03/2010

Representantes regionais conheceram opinião dos associados sobre assuntos importantes relacionados à psiquiatria e definiram metas para o próximo ano

 

Presidente da ABP coordenou as atividades

 

O VIII Fórum das Federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria reuniu no último fim de semana (13 e 14 de março), em Campinas, os 52 representantes regionais e a diretoria da ABP para debates sobre a atuação da entidade e sobre os desafios da saúde mental no Brasil. Na oportunidade, o presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Marco Bessa, esteve presente.

O presidente João Alberto Carvalho deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do evento para a integração e a definição de metas, de acordo com as expectativas expressas pelos associados na sondagem realizada antes do evento. Segundo ele, trata-se de uma relação recíproca e participativa. "Esse fórum ampliado representa um avanço estratégico. Recomendamos que as federadas façam o mesmo. A luta tem que ser em cada lugar e as federadas também devem se aproximar dos associados", comentou.

O vice-presidente da ABP, Luiz Alberto Hetem, também saudou os representantes, compartilhou os resultados nacionais obtidos com a sondagem e apresentou a agenda do evento que foi norteado pela reflexão a respeito dos achados e pela proposição de ações. A realização do levantamento foi elogiada pelos participantes e deverá se repetir nos próximos anos. "Nesta proposta, o associado tem que se inteirar muito bem do fórum, pois ele é protagonista. É uma tremenda mudança", comentou o presidente da ABP.

Trabalhos

Ainda na sexta-feira, os grupos representantes de cada região receberam os resultados de sua localidade e conheceram a opinião dos associados de sua federada sobre políticas públicas em saúde mental, valorização e formação do profissional e os serviços oferecidos pela ABP aos seus membros.

 

Representantes de federadas se reuniram em Campinas

 

No sábado, os representantes regionais apresentaram suas análises sobre os dados obtidos pela sondagem e debateram as ações a serem implantadas. Entre os pontos abordados como foco de esforços estão: as deficiências no atendimento à saúde mental na esfera pública, o aprimoramento das residências médicas, a urgente participação do psiquiatra nas decisões governamentais e o estreitamento da relação entre as federadas e a ABP. Em breve, tanto os compromissos assumidos durante o Fórum como os resultados da sondagem serão compartilhados com todos os associados.

Informações

Uma das ações que começa a ser realizada a partir dos destaques feitos no Fórum é um levantamento de informações sobre dificuldades no atendimento em saúde mental em todas as regiões do País, que está em fase de produção pela ABP em parceria com as federadas e secretarias regionais. A ideia é que, a partir desses dados, a ABP ajude a encaminhar esses problemas através de suas publicações institucionais, divulgação para a imprensa ou até em notificações ao Ministério Público.

Conferência

Além disso, seguindo a recomendação de ampliar a participação dos associados na atuação institucional, a ABP ouvirá as federadas para sugestões de temas e abordagens que a instituição deve adotar durante a IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial.

 


TAGS


<< Voltar