Publicado em: 28/04/2010
A médica residente em psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Maria Cecília Beltrame Carneiro, irá presidir a Associação dos Médicos Residentes do Paraná (AMEREPAR) e a residente em Medicina de Família e Comunidade da PUCPR, Liza Yurie Teruya Uchimura, ocupará o cargo de vice-presidente. "Pretendemos dar continuidade ao caminho aberto pelos residentes anteriores, que conseguiram estabelecer um canal de comunicação com os outros colegas", afirma a atual presidente.
A AMEREPAR é uma entidade filiada e representa a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) em âmbito estadual, fundada em 2000 com o intuito de defender os direitos e apresentar deveres dos médicos residentes, promovendo intercâmbio recíproco entre as associações locais e a nacional. "Uma de nossas tarefas é promover o pensar crítico e científico da Residência Médica em espaços apropriados como congressos e jornadas, juntamente com a Cermepar (Comissão Estadual dos Médicos Residentes do Paraná)", explica Maria Cecília. O presidente da Cermepar, Adriano Keijiro Maeda, informa que a parceria com a AMEREPAR é importante para garantir união e força para lutar pelos direitos e deveres dos médicos residentes do Estado. "Pretendemos auxiliar o serviço de Residência Médica no andamento dos programas de residência médica do Estado e promover o bem estar físico e social dos médicos residentes", completa.
De acordo com a presidente, a representativa da categoria na AMEREPAR é exercida através da participação em vistorias realizadas pela Comissão Estadual, nas quais o representante da associação estadual possui poder de voz e voto. "As vistorias têm caráter de analisar os Programas de Residência Médica para eventual abertura, colocação em diligência ou fechamento de programas, visando sempre a qualidade da formação do residente", completa.
A atual diretoria da AMEREPAR convida os médicos residentes interessados em participar, enviando e-mail para residentes-do-pr@googlegroups.com ou amerepar@gmail.com, ou ainda fazendo parte da comunidade do Orkut – AMEREPAR.