Publicado em: 26/04/2010
Coordenação de Saúde Mental de Niterói responde ofício enviado pela ABP
Na última quinta-feira (22/04), o coordenador de Saúde Mental de Niterói, Sebastião Felix Junior, enviou ao presidente da ABP uma carta de agradecimento pela disposição da entidade em contribuir com ações de prevenção e promoção da saúde mental voltadas à população atingida pela forte chuva que caiu sobre a cidade no início do mês.
No ofício em que a Associação Brasileira de Psiquiatria ofereceu apoio técnico para o município, enviado no dia 14 de abril, foram encaminhadas também as cartilhas sobre intervenção em catástrofes e estresse pós-traumático. Segundo Felix Junior, os materiais foram úteis para as equipes de atendimento. "Utilizamo-nos do referido material didático citado na carta, apontado para servir de orientação aos nossos técnicos, estagiários e residentes nas ações que passamos a implementar junto à população atingida direta ou indiretamente pelas chuvas e inundações", comentou.
A proposta da ABP, feita por meio da Comissão Técnica sobre Intervenções em Desastres e Catástrofes, prevê diversas ações que serão realizadas de acordo com o planejamento da autoridades municipais.
Rio de Janeiro
No mesmo dia em que ofereceu apoio à população atingida em Niterói, a ABP enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, que ainda não respondeu o contato.