Atividade resgata história da luta antitabagista no Estado

Publicado em:  09/06/2010


Com intuito de registrar e resgatar a história da luta antitabagista no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná organizou atividade na manhã desta quarta-feira, dia 9 de junho, na sede do Conselho de Medicina do Paraná. A mesa redonda, composta por conceituados profissionais que fizeram parte desta história, incluindo o presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Marco Antonio Bessa, contribuiu para o resgate histórico do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, pioneiro no Brasil, que surgiu em 1979 por iniciativa do Secretário de Saúde no Governo Estadual de Ney Braga, o médico Oscar Alves, e que culminou com a implantação da Lei Federal n.º 16.239, em novembro de 2009, que proíbe o cigarro em todos os locais fechados de uso coletivo no Estado. 


De acordo com Marco Bessa, a luta antitabagista é uma luta pela opinião pública. Na oportunidade, o médico se diz orgulhoso de representar seus pares, especialmente por saber que foram os estudos científicos realizados pela classe médica que subsidiaram várias decisões históricas. Durante o debate, contou sobre sua participação no Diretório Acadêmico da UFPR nos idos de 1980, quando os estudantes realizaram um trote solidário e temático relacionado ao assunto. "Promovemos uma campanha contra o fumo, que teve grande repercussão na mídia, em uma época que até meus professores universitários fumavam", explica.




Para ele, o combate contra a indústria do álcool e das drogas deve ser a meta dos paranaenses a partir de agora. "Não podemos ficar parados só comemorando esta vitória com a aprovação da lei antifumo, temos batalhas muitos sérias ainda para enfrentar", finaliza.


Na oportunidade, foi feito registro em áudio e vídeo para que a SESA utilizasse em livro a ser produzido oportunamente e para que os depoimentos e imagens façam parte dos arquivos de Memória da Secretaria.




TAGS


<< Voltar