Blog faz sucesso no México ao mostrar a guerra do narcotráfico

Publicado em:  18/08/2010

Cerca de 28 mil pessoas foram mortas após a posse de Calderón. México lançou operações policiais para debilitar os cartéis de drogas.

 

Um blog criado por um anônimo tem exibido com todos os detalhes os tiroteios, execuções e enfrentamentos entre os narcotraficantes mexicanos. Criado há menos de seis meses, o "Blog del Narco" apresenta uma visão privilegiada da guerra das drogas no país.

Muitos comentários, incluindo avisos e mortes, parecem ter sido postados pelos traficantes. Outros mostram cenas de crimes, que estão acessíveis apenas para fins militares ou policiais. O conteúdo sugere que todos os lados (polícia e traficantes) estão usando o blog.

pelo menos um caso, o "Blog del Narco" teria levado à prisão de um suspeito. Um guarda penitenciário foi detido depois que foi publicado um vídeo detalhando como detentos eram liberados à noite para realizar assassinatos a mando de um cartel de drogas.

Em entrevista à agência "Associated Press", o misterioso blogueiro disse que é um estudante de segurança em computação do norte do México e que lançou o blog em março como um "hobby". Ele destacou que o blog chega a receber 3 milhões de acessos por semana.

Cerca de 28 mil pessoas foram mortas desde que Felipe Calderón assumiu o poder no México, em dezembro de 2006, e lançou operações com policiais e militares para debilitar os cartéis e frear o comércio de drogas que movimenta até US$ 40 bilhões ao ano no México.

Os narcotraficantes usam, há vários anos, vídeos sangrentos para enviar mensagens a seus rivais e às forças de segurança, mas tornaram-se mais comuns nos últimos meses à medida que aumenta a escalada de violência no país, segundo especialistas e a polícia.

Os cartéis estão utilizando blogs ou sites na Internet para divulgar seus crimes, pressionando a mídia mexicana a difundir vídeos violentos na televisão. O formato dos vídeos é com frequência o mesmo: pessoas presas, muitas delas ensanguentadas após agressões.

 

 


TAGS


<< Voltar