ABP inicia intervenção em PE

Publicado em:  25/08/2010

Primeiro treinamento às equipes de cuidadores acontece nos dias 03 e 04 de setembro


Frederico Amâncio, secretário da Saúde, Ricardo Leitão, secretário da Casa Civil, Eduardo Campos, governador, João Alberto Carvalho, presidente da ABP, Antônio Peregrino, presidente da SPP, Gilberto Rodrigues, secretário de Relações Institucionais, Cel. Mário Cavalcanti, secretário da Casa Militar

A ABP e a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP) assinaram, nesta terça-feira (23), com o governo do Estado de Pernambuco o protocolo de cooperação para a implantação do Programa de Prevenção de Transtornos Mentais após Catástrofes junto à população atingida pelas enchentes na Mata Sul do Estado.

João Alberto Carvalho e Antonio Peregrino, representando ABP e SPP, foram recebidos pelo Governador Eduardo Campos e os secretários da Casa Civil, Ricardo Leitão, Saúde, Frederico Amâncio e Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.

"Tão importante quanto reconstruir a cidade é ainda reconstruir a auto-estima dessa população. Estou muito satisfeito em assinar este termo com a ABP e SPP. Os profissionais serão treinados de acordo com o protocolo e irão contribuir com a reconstrução da vida das pessoas", afirmou o governador Eduardo Campos.

O grupo, com cerca de 30 psiquiatras voluntários, coordenado pela Comissão Técnica sobre Intervenções em Desastres e Catástrofes da ABP, inicia as atividades nos dia 03 e 04 de setembro, com o objetivo treinar e capacitar os cuidadores - ou seja, as equipes que atuam diretamente com a população, como defesa civil, voluntários, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais.

"A iniciativa mostra a seriedade e comprometimento com a saúde mental, que tramita em todos os aspectos da vida do cidadão. Investir na saúde mental da população é também garantir mais qualidade de vida, pois vida se constrói com tijolo e comida, mas também com assistência à saúde de cada um", comenta João Alberto Carvalho, presidente da ABP.

A ABP, por meio da Comissão Técnica de Diretrizes para a Intervenção em Catástrofes, também realizou intervenções no Vale do Itajaí, Santa Catarina.

"Temos a melhor convicção da seriedade e capacidade da psiquiatria aqui do Estado e este é um momento em que a população precisa de nosso trabalho, além da ajuda material que está sendo oferecida. Nosso conhecimento está disponível para auxiliar a população atingida na prática", resume Antônio Peregrino, presidente da SPP.

 


TAGS


<< Voltar