Publicado em: 22/09/2010
Dezenas de usuários de drogas se instalaram em rampa de acesso ao elevado
Barreira visa inibir aproximação da polícia e pedestres; moradores relatam também brigas e tentativas de assalto
Dezenas de usuários de drogas se instalaram em uma rampa de acesso ao elevado Costa e Silva, no centro. De madrugada, fazem até barricadas para inibir a aproximação de pedestres e policiais.
Moradores e lojistas das proximidades da rua Sebastião Pereira -perto do terminal Amaral Gurgel- relatam também tentativas de assalto e brigas entre craqueiros.
Imagens de barricadas no local foram gravadas pela reportagem.
Questionada, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou desenvolver projetos de reabilitação, mas casos ambulatoriais são encaminhados para a rede hospitalar, pois não há hospitais especializados em usuários de drogas.
A pasta conta com funcionários treinados que vão às ruas propor tratamento aos usuários de drogas na região da Luz. Não há investimento do tipo na área da barricada.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana não se pronunciou.
Usuários de crack ocupam rampa do Minhocão e montam até barricada
Dezenas de usuários de drogas se instalaram em uma rampa de acesso ao Elevado Costa e Silva. Moradores e comerciantes das proximidades da rua Sebastião Pereira - próxima ao Terminal Amaral Gurgel, no centro de São Paulo - relatam que, além das tentativas de assalto e brigas entre craqueiros, enfrentam a instalação de barricadas feitas pelos próprios usuários de crack durante a madrugada para inibir a aproximação de transeuntes e policiais.
Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal da Saúde alega desenvolver projetos de reabilitação por meio dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e do Serviço de Atenção Integral ao Dependente. No entanto, não há hospitais especializados em pacientes com problemas relacionados com drogas. "Quando se trata de uma questão ambulatorial, a pessoa é encaminhada para a rede hospitalar do município", explica a assessora de comunicação Mariana Lemos.
A Secretaria Municipal da Saúde conta com um grupo de funcionários treinados que vão às ruas constantemente para propor tratamento aos usuários de drogas. A questão é que os convites são feitos apenas na região da Luz, centro da cidade. Não há investimento do tipo na área mostrada no vídeo.
Também procurada para esclarecer a atuação da polícia e da Guarda Civil Metropolitana no local, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana não se pronunciou até a publicação da videorreportagem.