SPP presente em fórum de neuropsiquiatria geriátrica

Publicado em:  22/09/2010

O XII Fórum Brasileiro de Neuropsiquiatria Geriátrica reuniu mais de 250 pessoas na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, de 16 a 18 de setembro. Sob o tema "Diminuindo o impacto do envelhecimento cerebral", a Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica (ABNG) reuniu especialistas para tratar de assuntos ligados aos aspectos éticos, legais e tecno-científicos de demências e outras patologias que acometem os idosos. Na oportunidade, o vice-presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP), Sivan Mauer, ministrou conferência sobre diagnóstico e tratamento da depressão refratária. Durante a palestra, que ocorreu na tarde do dia 17, o médico psiquiatra e pesquisador colaborador do Laboratório de Neurociências (LIM 27) Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas- Faculdade de Medicina da USP apresentou revisão de conceitos diagnósticos de quadros depressivos, apontando que pacientes com esta patologia são resistentes ao tratamento e que atualmente não há consenso sobre a doença. "Hoje estamos revendo muitos desses diagnósticos de pacientes que eram vistos como unipolares para identificá-los como pacientes bipolares", explica.

O presidente da SPP, Marco Antonio Bessa, participou da mesa diretora na solenidade de abertura do evento, também representando o Conselho Regional de Medicina do Paraná, e o associado da SPP, Luiz Marcelo Lavalle, também ministrou palestra durante a atividade.

O Fórum contou com o apoio da Sociedade Brasileira e Paranaense de Geriatria e Gerontologia, da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas e da Sociedade Paranaense de Psiquiatria.


TAGS


<< Voltar