Falhas na saúde provocam mais ações no Brasil

Publicado em:  10/10/2010

O número de processos por erro médico é crescente no Brasil, embora não haja estatísticas que consolidem as ações que tramitam em todas as instâncias judiciais. Só no STJ (Superior Tribunal de Justiça), houve um aumento de 155% entre 2002 e 2008.

A novidade é que, além dos médicos, hospitais também têm sido responsabilizados pelos danos causados a pacientes mesmo em situações em que o médico não seja funcionário da instituição, mas apenas realizou uma cirurgia em suas instalações.

Somado a um alerta da Organização Mundial da Saúde em defesa de mais segurança para os pacientes, esse cenário está motivando hospitais brasileiros a adotarem a checagem de uma série de procedimentos na realização de cirurgias (veja quadro).

Seguindo esses passos, o Hospital do Coração (SP) e o Instituto Nacional de Cardiologia (RJ) já diminuíram em até 40% os casos de infecções e de outras complicações pós-operatórias. Dados da OMS mostram que metade das complicações poderia ser reduzidas se o "check-list" fosse adotado.

 

 


TAGS


<< Voltar