Publicado em: 17/11/2010
Os brasileiros preferem que os maços de cigarro fiquem escondidos da visão dos consumidores nos pontos de venda, aponta pesquisa do Datafolha, encomendada pela Aliança de Controle do Tabagismo. O estudo, feito em 160 cidades do país com 2.544 pessoas, evidenciou que 64% da população demonstraram esse desejo. Apenas 26% concordam com a exposição dos cigarros de forma visível nos pontos de venda, do jeito que é feito atualmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com a proibição à publicidade do tabaco, a indústria passou a investir na diversificação no varejo, oferecendo o produto em pontos de venda alternativos, como salões de cabeleireiros e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo entre quem fuma, a maioria (51%) defende que os maços fiquem escondidos. Já dos fumantes leves (que consomem até dez cigarros por dia), 57% são favoráveis ao “ocultamento” das marcas de cigarros, enquanto entre os fumantes pesados o índice é de 45%.
"Os adultos fumantes sabem onde comprar suas marcas preferidas. Esses letreiros são para atrair novos consumidores, especialmente os jovens. Esconder os cigarros da visão do público é tendência mundial", afirma Paula Johns, diretora da ONG.
Em alguns Estados e províncias de países como Austrália e Canadá, os maços só podem ser guardados em gavetas ou debaixo do balcão. Na Inglaterra, a publicidade em pontos de venda será proibida a partir de 2011.
Já para a fabricante Souza Cruz, a proibição aumentaria o contrabando de cigarros falsificados e os "consumidores adultos e fumantes devem receber informações que lhes ajudem na escolha de marcas”.