SMS de São José dos Pinhais abre Residência Médica em Psiquiatria

Publicado em:  28/02/2011

 

As inscrições para o processo seletivo terão início em março deste ano.

 

Médicos paranaenses interessados em fazer Residência Médica em Psiquiatria contam agora com mais uma opção. Trata-se de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São José dos Pinhais, respaldada pelo Ministério da Educação e da Comissão Nacional de Residência Médica. O processo seletivo para preenchimento de quatro vagas terá início em março.

De acordo com o psiquiatra André Astete, que faz parte do corpo docente do novo serviço de Residência Médica, os residentes irão utilizar a estrutura ambulatorial do Hospital Municipal e Maternidade São José e um dos projetos da SMS é inaugurar um CAPs III no município para atender a demanda através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria (SPP), Marco Antonio Bessa, parabeniza a iniciativa por acreditar que a população do município de São José dos Pinhais merece e agora terá uma assistência psiquiátrica de qualidade. "A psiquiatria do Paraná dá um grande passo na busca da excelência no exercício profissional, na formação de novos especialistas, na produção científica e a população será muito beneficiada", completa.

Mais informações no site da prefeitura http://www.sjp.pr.gov.br

 

NO PAÍS

Dados de 2010 apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que dos 12 mil formandos em Medicina por ano, cerca de 5 mil têm acesso à residência. A residência é uma pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação que confere o título de especialista ao graduado e duração aproximada de dois a três anos, em média.

 

NO PARANÁ

Por ano, formam-se cerca de 40 novos psiquiatras no Paraná. Atualmente, apenas cinco instituições oferecem residência médica e cursos de pós-graduação/especialização reconhecidas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são elas: Hospital Nossa Senhora da Luz/PUC-PR, Hospital Universitário /UEM, Hospital de Clínicas/UFPR, Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná/UEL e Clínica Heidelberg.


TAGS


<< Voltar