SPP apoia campanha do MP-PR

Publicado em:  11/04/2011

 

 

O psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Sivan Mauer, orientou reportagem sobre estresse, produzida pela equipa de jornalismo do Ministério Público do Paraná. A intenção foi realizar trabalho de conscientização sobre qualidade de vida e saúde durante a semana comemorativa ao Dia Mundial da Saúde.

 

Mauer defende que estresse não é uma doença, mas uma dificuldade de adaptação. "Na verdade, ele não é um diagnóstico psiquiátrico. Muita gente também confunde estresse com volume de trabalho. Uma pessoa que vive na cidade e passa uma semana no campo, pode se sentir estressada sem internet, sem celular! Outro exemplo: quem adora trabalhar (workaholic) pode ficar estressado com um fim de semana de folga, na praia", afirma.

 

"Pode ser que uma pessoa extremamente tímida, que tenha de desempenhar uma função de atendimento ao público, sofra com esse tipo de trabalho e se sinta estressada no fim do dia. Já uma desinibida pode realizar o mesmo trabalho com grande facilidade e não se sentir em uma situação de pressão e estresse", comenta.

 

Ou seja, Mauer acredita que o estresse é algo muito subjetivo. "Pode ser um dia ruim no trabalho ou na vida pessoal, mas nem por isso você está doente. Se isso começa a se repetir, se trouxer sintomas como tristeza, angústia, ansiedade, irritabilidade, é preciso procurar a solução", completa.

 

Leia mais no site da MP

http://www.mp.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1525

 

 


TAGS


<< Voltar