Publicado em: 26/07/2011
O fortalecimento do movimento médico em todo o país é o principal destaque da 11.ª edição do Boletim da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu). De acordo com a publicação, em pelo menos 16 estados as Comissões de Honorários formadas pelas entidades médicas enviaram cartas às operadoras, promoveram as primeiras rodadas de negociação e convocaram assembleias de médicos.
O boletim lembra também que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concedeu aos planos de saúde o maior reajuste desde 2007, de 7,69%. Outro destaque é a Resolução 259, dirigida aos planos de saúde, mas que interfere na relação médico-paciente. A publicação ainda reproduz denúncia do jornal O Globo de que a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), entidade que representa as operadoras, está orientando os trabalhos da Subcomissão Especial para Avaliar o Sistema de Saúde Complementar da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
O Boletim da Comsu traz ainda notícias sobre crescimento das vendas e do lucro das operadoras e sobre a pesquisa que revela a insatisfação dos usuários com os planos. A Comsu é formada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam).