Conselho de Medicina promove seminário sobre crack
Publicado em: 24/08/2011
O evento, que conta com o apoio da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, ocorre na sede de Curitiba durante os dias 23 e 24 de setembro e é dirigido exclusivamente para médicos.
Conceitos relacionados à droga e ao uso no País, e aspectos gerais e específicos do tratamento e da dependência química em crianças e adolescentes serão debatidos durante o Seminário sobre epidemia de crack no Brasil, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). O evento será realizado em Curitiba, nos dias 23 e 24 de setembro, e contará com a presença dos principais especialistas e pesquisadores brasileiros. Durante o seminário também serão apresentadas as “Diretrizes Gerais Médicas para Assistência Integral ao Usuário do Crack”, elaboradas pelo Conselho Federal de Medicina com intuito de disseminar entre os médicos informações úteis para tratamento da dependência.
O coordenador do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas do CNPq e membro do Conselho Gestor da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Ronaldo Ramos Laranjeira, iniciará o seminário falando sobre o panorama atual da epidemia de consumo da droga no País. De modo geral, o termo epidemia de uma droga é utilizado quando o consumo atinge proporções que chamam a atenção da sociedade, da mídia e dos sistemas de vigilância em saúde.
Na manhã de sábado, o psiquiatra Marcelo Ribeiro de Araújo, pesquisador da UNIAD/UNIFESP, pretende apresentar informações sobre a evolução e histórico do consumo de crack e das políticas públicas para substâncias psicoativas. A intenção do médico, que é um dos organizadores do livro “Tratamento do Usuário de Crack”, é apresentar um plano de enfrentamento para a dependência da droga, pois acredita que o usuário de crack precisa de um serviço de tratamento especializado e devidamente equipado.
Após um breve intervalo, o 2.º Secretário da Diretoria do CRM-PR, Marco Antonio Bessa, que também é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), irá finalizar o seminário ministrando palestra sobre “Dependência de Crack na infância e na adolescência”. Com trabalhos na área, Bessa deve destacar alguns dados de sua tese a respeito do sub-relato e fatores correlacionados ao uso de drogas em adolescentes grávidas.
Inscrições
O Seminário sobre epidemia de crack no Brasil faz parte do Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR e conta com o apoio da Sociedade Paranaense de Psiquiatria. É gratuito, dirigido exclusivamente para médicos e as inscrições devem ser feitas antecipadamente através do e-mail eventos@crmpr.org.br, informando nome e n.º do CRM. No dia, será exigida a apresentação da carteira profissional do médico.
Data: 23 e 24 de setembro de 2011.
Aulas presenciais: Sexta-feira, a partir das 19h30, e Sábado, das 8h30 às 12h00.
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná em Curitiba (Rua Victório Viezzer, 84, andar S1 – Vista Alegre).