Anvisa pode autorizar venda controlada de emagrecedores

Publicado em:  24/08/2011

  editoria de arte/folhapress  

 

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode autorizar a venda, sob controle mais rígido, de remédios para emagrecer que contêm o inibidor de apetite sibutramina em sua fórmula e que é proibido na Europa e nos Estados Unidos.

No início deste ano, a Anvisa apresentou uma proposta de cancelamento do registro dos emagrecedores, baseada em evidências de que os remédios apresentam riscos aos usuários.

Contrariando todas as expectativas geradas pela própria agência, um parecer técnico finalizado nesta semana decidiu liberar a venda da sibutramina. A nova posição será submetida a votação pela diretoria do órgão no dia 30.

Se aprovada a comercialização, pelas novas regras o médico assinaria um termo de responsabilidade e o paciente também, certificando que estaria consciente dos riscos do uso da sibutramina.

 

REGIME LIBERADO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve recuar da decisão inicial de proibir todos os remédios para emagrecer. Parecer técnico que será submetido à diretoria do órgão retira derivados anfetamínicos do mercado (como femproporex e dietilpropiona), mas permite a comercialização da sibutramina.

REGIME 2
Proibida em países da Europa, a sibutramina (vendida com nomes comerciais como Biomag, Sibus e Slemfig) continuaria sendo comercializada no Brasil, mas sob controle mais rígido. Ao receitá-la, o médico teria que assinar um termo de responsabilidade. E o paciente, outro termo dizendo que recebeu todas as informações sobre os riscos do uso da substância, em especial em pacientes com cardiopatia pré-existente.

REGIME 3
O relatório técnico da Anvisa será submetido à votação da diretoria no dia 30. 

 

 


TAGS


<< Voltar