Uniad divulga estudo sobre saúde mental no SUS em São Paulo
Publicado em: 30/11/2011
Apresentação
O presente relatório sobre “Análise de bases de dados SUS na área de saúde mental” explora diversas dimensões sobre o tema em questão abordando as ações direcionadas à saúde mental no SUS, incluindo a produção, o perfil de usuários e uma análise comparativa dos diferentes tipos de serviços ofertados.
Com a elaboração deste relatório a CEInfo inaugura uma nova modalidade de análise que pretende abordar temas diversos, por meio de ampla exploração das bases de dados do SUS .
A análise das séries históricas da produção SUS, aqui apresentada, permitiu conhecer a evolução das ações de saúde mental na cidade e a velocidade das mudanças ocorridas. Os achados evidenciaram aumento das ações realizadas nos serviços comunitários e redução do número e da duração das internações psiquiátricas nos hospitais especializados.
Foram identificadas fragilidades dos bancos de dados o que reforça a necessidade de investimento no rigor da entrada de dados nos sistemas de informação.
A efetiva utilização destas informações no cotidiano dos serviços pode apoiar a tomada de decisão dos gestores e contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde mental na cidade de São Paulo.