Publicado em: 04/01/2012
Cerca de cem policiais militares - entre eles, homens da Tropa de Choque e da Cavalaria - e 30 agentes da Guarda Civil Metropolitana realizaram ontem uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes e outros crimes, como roubos e furtos, na área conhecida como cracolândia, no centro de São Paulo. A ação teve início por volta das 9h e afugentou os viciados em crack e traficantes que perambulam pelas ruas da região.
Três pessoas foram presas, duas delas em flagrante por tráfico de drogas, e uma outra por ser foragida da Justiça. Duas armas de brinquedo foram apreendidas, além de carcaças de moto e um radiocomunicador.
Segundo o coronel da PM Pedro Borges, comandante do policiamento na região, o objetivo da operação - cujo tempo de duração é indeterminado - é sufocar o tráfico de drogas na cracolândia.
- Em primeiro lugar, vamos impedir que a droga chegue.
A segunda meta da ação é restabelecer a ordem urbana. Iniciada há dois anos e meio, a chamada Ação Integrada Centro Legal também tem por objetivo oferecer tratamento médico e assistência social aos dependentes químicos que se concentram na área central da cidade.
Ontem, depois que a região foi cercada pela PM e pela Guarda Civil Metropolitana, a maior parte dos usuários de drogas foi levada para a praça em frente à Estação Nove de Julho, também na região central.