Projeto de combate ao álcool e drogas diz que jovens são maiores usuários

Publicado em:  12/01/2012

 

Funcionando desde julho do ano passado, o projeto "Tô na Boa Redução de Danos" tem como finalidade principal ampliar o acesso ao tratamento e a prevenção em álcool e outras drogas. Trata-se de um consultório de rua que promove a abordagem de dependentes químicos em todas as localidades de risco de Macapá.

O consultório é um projeto da Coordenadoria Estadual de Saúde Mental (CESM) e recebe o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora do projeto, Gleyce Gonçalves, existe uma preocupação do Ministério da Saúde quanto ao aumento de usuários de álcool e outras drogas entre os jovens brasileiros. No Amapá, particularmente em Macapá, dos 650 pacientes atendidos pelo Centro Amapaense de Prevenção e Tratamento ao Abuso de Substâncias Psicoativas, 45% eram adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos.

A necessidade de implantação do projeto surgiu depois da constatação de que o índice do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas tem crescido nas últimas décadas no Amapá.

Além do crescimento no uso, o corpo técnico da CESM verifica que o consumo vem deixando de situar-se como uma questão dos segmentos minoritários, atingindo todas as classes sociais.

 


TAGS


<< Voltar