Hospital Filadélfia confirma que descredenciamento do SUS é irreversível

Publicado em:  16/01/2012

Através de nota oficial emitida no dia 9 de janeiro, a direção do Hospital Filadélfia, de Marechal Cândido Rondon, confirma que vai se descredenciar do SUS - Sistema Único de Saúde, informando que o processo é irreversível.

A nota diz que o Hospital Filadélfia resistiu durante mais de dez anos e contabiliza um prejuízo de R$ 3.799.513,26, somente nos últimos cinco anos.

Informa ainda que tanto a secretaria municipal, como a Secretaria de Estado da Saúde, foram comunicadas que o descredenciamento poderia ocorrer. Por outro lado, a casa se coloca à disposição dos municípios para negociar outras formas de financiamento do atendimento aos pacientes.

Confira na íntegra a nota oficial do Hospital Filadélfia:

Nota Oficial
Hospital Filadélfia

O Hospital Filadélfia, considerando as manifestações alusivas ao anunciado descredenciamento da instituição do Sistema Único de Saúde, esclarece:

1. A Política Nacional de Saúde Mental, coordenada pela Secretaria Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, tem o objetivo declarado de inviabilizar os hospitais psiquiátricos existentes.

2. A forma de inviabilizar as instituições existentes é o subfinanciamento intencional da atividade, levando as instituições hospitalares ao caos financeiro e à insolvência.

3. O Hospital Filadélfia resistiu durante mais de dez anos a esta política de inviabilização, contabilizando prejuízo de R$ 3.799.513,26, (três milhões, setecentos e noventa e nove mil, quinhentos e treze reais e vinte seis centavos), nos últimos cinco anos.

4. Em meados do ano de 2011 a empresa informou às autoridades responsáveis que estava ultimando preparativos para promover o descredenciamento da instituição do Sistema Único de Saúde, tendo informado isso verbalmente ao Secretário Municipal de Saúde, por ofício à Secretaria Estadual de Saúde e em audiência ao Secretário Estadual da Saúde, Dr. Michele Caputo Neto, esta, no dia 05 de Dezembro de 2011.

5. Considerando o exposto acima, o Hospital Filadélfia informa que o descredenciamento do Sistema Único de Saúde é irreversível.

6. Considerando as dificuldades que a população atendida e os municípios enfrentarão, em consequência do descredenciamento e da possível desativação do hospital, a direção da instituição não se furta a negociações para manutenção do atendimento com outras fontes de financiamento, desde que assegurados o equilíbrio econômico e a viabilidade financeira da empresa.

Marechal Cândido Rondon, 09 de Janeiro de 2012.

A Direção
Hospital Filadélfia

 


TAGS


<< Voltar