Publicado em: 28/03/2012
Solidária à campanha deflagrada pelos veículos de comunicação do Grupo Bandeirantes, a Sociedade Paranaense de Psiquiatria encaminha moção de apoio (abaixo) à Band no sentido de integrar o movimento para reduzir o número de acidentes no trânsito devido a ingestão de bebidas alcoólicas.
O objetivo da campanha é reforçar o movimento "Não foi adidente", criado pelo engenheiro Rafael Balrresca, de 32 anos, que teve a mãe e a irmã mortas em um acidente provocado por um motorista embriagado no ano passado. A meta é reunir 1,3 milhão de assinaturas para a proposição de um projeto de lei de iniciativa popular pelo aumento do rigor da Lei Seca no país. Este projeto será levado ao Congresso Nacional para que Lei n.º 9.503 de 1997 seja alterada.
Para participar da campanha, basta acessar o site http://naofoiacidente.org/site/assine/ tendo em mãos dados do título do eleitor (número, zona e seção eleitoral).
Moção de apoio ao Grupo Bandeirantes
A Sociedade Paranaense de Psiquiatria se solidariza aos veículos de comunicação do Grupo Bandeirantes, entre eles o jornal Metro, no que tange à campanha pelo aumento do rigor nas punições a motoristas que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), referência na descrição das patologias, o alcoolismo é um transtorno psiquiátrico que envolve alterações cerebrais e comportamentais.
Por este motivo, a Diretoria da Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Federada da Associação Brasileira de Psiquiatria, entidade de referência no país, se dispõe a divulgar a campanha do Grupo Bandeirantes e a utilizar os meios de comunicação de que dispõe para chamar a atenção da população para a assinatura da proposição de um projeto para alterar a lei n.º 9.503 de 1997.
No ano em que a SPP completa seu 45.º aniversário de fundação, sente-se responsável em contribuir para que seja realizada abordagem jornalística bem fundamentada de assuntos ligados à especialidade e coloca-se à disposição deste conceituado veículo de comunicação no sentido de contribuir com informações científicas atualizadas em conteúdos jornalísticos de utilidade pública e esclarecimento à população.
Aproveitamos o ensejo para reiterar nosso apoio e elevada estima aos profissionais que atuam no Grupo Bandeirantes de Comunicação pela iniciativa que vai no contrafluxo das ações políticas e sociais de nosso País.
Certos de que seremos parceiros em campanhas que visem conscientizar a sociedade na prevenção e redução dos malefícios provocados por doenças como estas, nos despedimos cordialmente.
Diretoria da SPP